A DHL Express foi recentemente nomeada como Nº1 World’s Best Workplaces TM. Continue a ler para descobrir como isto aconteceu e porque, se a sua empresa é de comércio internacional, também é uma boa notícia para si.
Em outubro de 2021, a revista Fortune (famosa pelas suas empresas ‘Fortune 500’) divulgou os resultados da sua lista anual dos 25 World’s Best Workplaces (Melhores Locais Para Trabalhar do Mundo) – com base numa pesquisa a empresas multinacionais. Nomes proeminentes na lista incluem “mega marcas” como Volvo Group, Adobe, Cisco e Hilton. Mas o nome no topo era nosso: DHL Express.
O que significa que, numa indústria conhecida pelo seu trabalho físico e exposição aos elementos, os colegas da DHL podem orgulhar-se por saber que trabalham no melhor local de trabalho do mundo!
Como esta conquista aconteceu?
Em 2009, a DHL adotou uma nova estratégia chamada Focus. A Direção acreditava – e ainda acredita – que o poder da empresa está nas suas pessoas. Assim, desenvolveram uma abordagem a apontar para o futuro e virada para as pessoas. Um programa de mudança cultural denominado Certified International Specialist daria a cada membro da equipa as habilidades e o conhecimento de que a empresa precisava para evoluir e se tornar especialista em entrega expresso internacional. Mais do que um programa de treino, tornou-se um pilar cultural e uma plataforma de desenvolvimento para todo o Grupo DPDHL.
Ao lado do desenvolvimento das pessoas, os outros valores e iniciativas da DHL criam uma ‘sensação de família’ muito unida. A confiança é vital quando os colegas estão a meio mundo de distância. E o transporte entre continentes exige um trabalho de equipa extraordinário. Cada membro da DHL sente-se um jogador-chave e o espírito de ‘posso fazer’ é tangível. Essa confiança, trabalho em equipa e orgulho coletivo no nosso trabalho é a razão pela qual os nossos clientes falam sobre nós não como um ‘fornecedor de serviços’, mas como um parceiro.
Também a chave para o nosso sucesso é a natureza acolhedora dos nossos colegas. A DHL nasceu ‘Internacional’, então a diversidade está no nosso ADN, com cada identidade, género, religião, cultura e habilidade a ser bem-vinda. E nenhuma empresa poderia tornar-se a Nº1 das World’s Best Workplaces se não tratasse bem as suas pessoas. Chamamos a isso ‘Respeito e Resultados’. O respeito assume muitas formas, desde proteger as nossas pessoas e dar um bónus para todos durante a pandemia, até à ‘Semana de Apreciação’ anual. Respeitar e valorizar os nossos membros traduz-se nestes respeitarem e valorizarem os nossos clientes.
No último ano, sentir-se conectado nunca foi tão importante. Assim, rapidamente adotámos novas tecnologias para manter os membros ligados e informados através das nossas aplicações globais para smartphones. O nosso propósito é ‘conectar pessoas, melhorar vidas’, e o nosso pessoal vive isso – apoiado pela empresa. Por exemplo, o programa ‘DHL’s Got Heart’ apoia os membros que dedicam o seu tempo pessoal a causas solidárias, doando fundos e reconhecendo os seus esforços.
O que isto significa para si?
Até agora, tudo bem para nós e para o nosso pessoal. Mas como pode isto beneficiar a sua empresa?
É realmente simples. Se trabalha com comércio eletrónico, a fidelidade do cliente à sua marca depende muito da experiência de entrega e devolução. E quem melhor para garantir que isso seja criado e mantido do que as pessoas descritas acima?
Pessoas motivadas que se orgulham do seu trabalho – na medida em que a DHL Express manteve os seus níveis de entrega dentro do prazo, apesar da pandemia e do grande aumento nos volumes, com as pessoas a dependerem mais do setor de entrega. Pessoas que têm uma atitude ‘posso fazer’ e operam como uma equipa conectada e unida através de fronteiras, continentes e fusos horários. Pessoas que se sentem confiáveis, apreciadas e apoiadas pela empresa para a qual trabalham e que acreditam que o seu empregador as respeita e valoriza.
Pessoas que entregarão as suas encomendas sabendo que, apesar das complexidades do ambiente atual, elas estão oficialmente no melhor lugar do mundo para se trabalhar.
Quando o único rosto que o seu cliente vê é o do estafeta, há muitos motivos para garantir que esse estafeta esteja a sorrir e a usar um uniforme da DHL!
Para falar sobre a abertura de uma conta DHL para o seu negócio de comércio internacional, fale connosco ainda hoje.