A estratégia de venda direta através do e-commerce está a tornar-se muito popular, tendo vindo a abolir a necessidade de recorrer a distribuidores, e mostrando ser mais eficiente e menos dispendiosa.
De seguida, apresentamos algumas vantagens da venda direta:
- Criação de uma relação de proximidade com o consumidor, quebrando as barreiras existentes, conseguindo assim reconhecer mais facilmente os seus desejos e necessidades;
- Possibilidade de controlar totalmente a sua marca, desde as estratégias de venda utilizadas, à sua reputação e até a apresentação dos produtos;
- Maior competitividade no mercado, ao procurar alcançar maior visibilidade na internet e trabalhar de forma mais comercial.
No entanto, existem grandes retalhistas, como é o caso da Amazon e da Alibaba, que já estabeleceram um grande número de clientes e que tornam as suas compras muito fáceis e convenientes, pelo que são uma ameaça à venda direta.
Para ter sucesso na venda direta tenha em conta o seguinte:
1. Foque-se nas necessidades dos clientes
2. Desenvolva fichas de cliente que facilitem e simplifiquem o processo de compra
3. Simplifique a escolha do consumidor, oferecendo apenas 2 ou 3 tipos de cada produto
4. Adote uma política de devoluções gratuitas, proporcionando maior tranquilidade e confiança aos consumidores
5. Recompense os clientes que espalham a palavra e divulgam os seus produtos
6. Crie um vídeo viral
7. Invista em anúncios publicitários nas plataformas mais utilizadas (Youtube, Facebook e Instagram)
8. Aposte em influenciadores para alavancar a sua estratégia de comunicação
9. Peça ao cliente que partilhe a sua experiência e dê o seu testemunho
10. Implemente uma campanha de SEO (Search Engine Optimization) para garantir mais tráfego orgânico dos motores de busca.
Saiba mais sobre vendas direta no e-commerce no artigo “Vantagens das marcas que vendem direto ao consumidor em e-commerce”.