E-commerce em Portugal

Rapaz na rua a olhar para o telemóvel

O e-commerce em Portugal está a crescer de forma acelerada a cada ano que passa.

Segundo a ACEPI, o e-commerce em Portugal deve crescer em 2019 cerca de 10% e representa já 2,7% do PIB nacional.

O que os portugueses compram e onde?

Os portugueses preferem comprar em “shoppings virtuais”, também conhecidos por marketplaces. Na lista de locais de compra favoritos encontram-se lojas internacionais como a Amazon, Ali Express, GearBest e Booking. Já nas plataformas portuguesas mais visitadas encontram-se marcas como a Fnac, Continente, KuantoKusta e Worten.

A compra de equipamentos eletrónicos, viagens, estadias em hotéis e acessórios de beleza são as escolhas preferenciais nas lojas online. No entanto as escolhem subdividem-se por géneros, sendo o feminino o que mais compra produtos de beleza e moda e o masculino o que opta por videojogos e equipamentos eletrónicos.

A nível de idades, a geração millennial é a que melhor se adaptou ao modelo, demonstrando-se como o grupo geracional que mais compras faz em sites estrangeiros. São também responsáveis pela maior variedade no tipo de compras, nomeadamente bilhetes para transporte, bilhetes de cinema, festivais, eventos desportivos e espetáculos, livros escolares e de leitura, mobiliário e decoração, entre outros.

As compras começam muitas vezes no smartphone mas são maioritariamente concluídas através de desktop, representando cerca de 70% das conversões. Apesar de terem menor utilização as apps continuam a ser uma aposta para as lojas de e-commerce.

Métodos de pagamento

A segurança online é uma das maiores preocupações dos portugueses quando decidem comprar em lojas virtuais. Os métodos mais utilizados são o Multibanco e o cartão de crédito. No entanto, já existe um grupo representativo de consumidores que adotou métodos como o PayPal, Mbway e eWallets.

Conheça as melhores formas de promover o seu site gratuitamente.

blank