DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Alfândega > Sustentabilidade no e-commerce, é possível?

 

Sustentabilidade no e-commerce, é possível?

Veja como a utilização de embalagens sustentáveis pode valorizar o seu negócio E-commerce

Quando falamos em sustentabilidade no e-commerce, uma das maiores preocupações é a utilização de demasiados materiais no momento da embalagem. No entanto, se quiser reduzir os materiais de embalagem, que impacto é que isso terá? É necessário encontrar o equilíbrio entre estes dois fatores. Assim podemos atingir um nível interessante de sustentabilidade das embalagens nos envios internacionais. Vejamos: se não proteger o produto adequadamente, este poderá ficar danificado aquando do seu transporte. No entanto, a substituição do produto danificado resulta no envio de uma nova encomenda. Esta ação resulta num custo ambiental adicional.
Neste artigo destacamos os pontos mais relevantes a considerar no que respeita à sustentabilidade no envio de encomendas internacionais.

Análise de casos e melhores práticas

A sustentabilidade das suas embalagens não se prende apenas na possibilidade de reciclar esses materiais. Igualmente, a sua pegada ecológica pode ser reduzida através de toda a cadeia de transporte de encomendas:

1) Começando pela escolha de um local de armazenamento eficiente. Nos EUA, um cliente que trabalha em vários setores construiu um centro de distribuição com um design ambiental responsável. As instalações foram concebidas com iluminação eficiente em termos energéticos, claraboias, canalização de baixo fluxo, um sistema de telhado branco, contenção de escoamento de águas pluviais e um programa de reciclagem. Através da minimização do consumo de energia e de água, da redução das emissões de gases de efeito de estufa e da redução de custos, o novo centro de distribuição assegura um ambiente mais saudável.

2) Através da reciclagem de resíduos. Se necessitar de ajuda com alguma destas etapas na sua cadeia de transporte, pode contar com a DHL Express Portugal. Uma companhia aérea do Reino Unido queria conceber uma solução de catering a bordo inovadora sem desperdícios e solicitou a nossa ajuda. Após comparação de taxas de desperdício foi definido um plano de minimização de resíduos num aterro que incluiu a instalação de desidratadores de alimentos. Como resultado, este passo reduziu significativamente o volume dos alimentos em 70%.

3) E não menos importante, a escolha da embalagem e a forma como embala. Já pensou no espaço vazio existente em cada encomenda? Através da seleção adequada do tamanho de embalagem, diminuir-se-à o espaço necessário para o mesmo. Dessa forma, será possível diminuir o número global de envios. Esta decisão é vantajosa para si, para nós e para o cliente. Conheça os requisitos de manuseamento principais que deverá ter em consideração no embalamento no nosso Guia de embalamento.

4) Por fim, o seu transporte. A DHL oferece um conjunto de opções de serviços para minimizar e/ou evitar emissões relacionadas com logística, desperdício e outros impactos ambientais em toda a sua cadeia de fornecimento tendo um impacto positivo na sua marca.

Bom para o Ambiente, bom para o negócio

Depois de ter em conta todas estas boas práticas, considere a segurança dos seus envios e a entrega em boas condições. Esta é uma oportunidade única para que a sua marca tenha uma boa impressão e transmita a identidade da marca, como sustentável e ecológica. Além disso, uma embalagem em más condições transmite descuido e baixa qualidade ao seu cliente. O consumidor não apenas se preocupa com a entrega do seu artigo, como também com o aspeto da embalagem em que é entregue. Pense na sustentabilidade do seu negócio de e-commerce e utilize as embalagens DHL.

A DHL é pioneira na logística ecológica

Em suma, se queremos que o nosso planeta continue a ser habitável durante largas gerações, temos que agir agora para reduzir as emissões. A fim de conseguir obter os resultados pretendidos temos de passar a uma Economia Circular. Igualmente temos de pensar em sustentabilidade quando pensamos nos nosso negócios e-commerce.

A DHL quer desempenhar um papel crucial na forma como o negócio é realizado no que respeita ao impacto ambiental. Por essa a razão, a nossa missão passa por atingir zero emissões até 2050 e sermos a referência da indústria para práticas de negócio responsáveis.

blank