Para o ajudar a evitar cometer erros dispendiosos no processo de crescimento internacional do seu negócio, é essencial identificar onde é que o seu produto vai vender melhor.
Para tal, compilámos cinco passos chave que o ajudarão a encontrar o mercado-alvo ideal para o seu negócio.
1. Analise o seu negócio e os seus produtos
Analise as tendências do mercado no seu ramo de negócios, assim como a procura pelos seus produtos para ter uma noção de como serão as suas vendas no futuro. Faça esta análise tanto a nível nacional como a nível internacional.
Se está a receber perguntas sobre os seus produtos provenientes de clientes internacionais ou se o seu website já recebe visitas de utilizadores de outros países com os quais ainda não está a fazer negócio, talvez possa ser uma boa escolha para começar.
2. Conheça a sua concorrência
Faça o seu trabalho de casa! Nunca se está demasiado preparado no que toca a entrar em novos mercados.
É crucial saber se terá muita concorrência, que produtos são semelhantes aos seus e que outras empresas internacionais já estão nesse mercado. Ao conhecer a sua concorrência poderá identificar mercados saturados ou oportunidades.
3. Entenda o mercado
É importante entender as boas práticas de negócio, costumes e condutas no país no qual pretende fazer negócio.
Recomendamos que comece a fazer uma pequena lista de mercados que considere mais promissores. Após o fazer, comece a analisar fatores políticos, legais, económicos, idioma e fatores culturais que podem afetar as trocas entre países.
Use algum tempo para identificar padrões ou tendências. Assim com as economias mudam, também muda o potencial de comércio de cada país. Através desta análise poderá identificar boas oportunidades e estabelecer a altura e local perfeito para vender os seus produtos internacionalmente.
Se possível, tente visitar os destinos pretendidos – missões de comércio são um bom ponto de partida.
Consulte os nossos guias de exportação.
4. Identifique os obstáculos
Depois de conhecer os países para os quais planeia iniciar a comercialização dos seus produtos ou serviços, foque-se em quaisquer obstáculos que poderá enfrentar. Tenha atenção às barreiras de importação e exportação, fatores locais que possam influenciar o seu negócio, ou quaisquer riscos financeiros envolvidos.
5. Escolha os seus mercados
Chegou a altura de escolher! Não precisa de começar a comercializar com vários países ao mesmo tempo. É, muitas vezes melhor se começar por apenas um país ou dois para os realmente entender e para poder delinear uma estratégia para crescer o seu negócio internacionalmente.
No nosso website reunimos uma diversidade de informação para o ajudar a exportar.
Pode ainda visitar o nosso blog e ver como exportar para países como o Brasil, o Japão e os EUA.