Se todos os dias ouve a palavra phishing, é normal, pois é algo que acontece diariamente e ninguém está livre de um ataque destes. E com o boom do e-commerce, tanto na vertente B2C como na vertente B2B, houve também um boom de quem se tenta aproveitar da ingenuidade dos mais distraídos.
O que é um ataque de phishing?
Um ataque de phishing é um esquema para roubar a sua informação pessoal. Estes ataques vêm tipicamente sob a forma de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que parecem ser de uma fonte legítima, tal como o seu banco ou de uma marca bastante conhecida, como a DHL, o seu banco, ou o fornecedor de energia elétrica. Os e-mails de phishing irão normalmente dirigi-lo para um website falso e/ou enganar o recetor do email para que este divulgue informações pessoais como senhas de contas, informações de cartões de crédito, etc.
Como se apresentam os ataques de phishing?
Estes ataques são frequentemente concebidos para parecerem assuntos urgentes e inadiáveis, para que os recetores tomem medidas imediatas antes de verificarem a legitimidade da reivindicação feita. Por exemplo, um e-mail de phishing pode alegar que o destinatário perderá a sua conta se não redefinir imediatamente a sua palavra-passe através de um link fornecido ou que a sua encomenda não foi entregue porque ainda não fez um pagamento. Tais solicitações são tipicamente indiciadoras de um esquema de fraude.
Recebi um e-mail desses. Desconfio que seja phishing. E agora?
Se receber um e-mail de phishing, isso não significa que a sua conta foi pirateada ou acedida indevidamente. Infelizmente, os endereços de correio eletrónico estão publicamente disponíveis em muitos sítios na Internet e o phisher pode facilmente enviar-lhe um e-mail fraudulento e enganoso. A educação e a desconfiança deste tipo de solicitação são as chaves para se proteger a si e à sua informação privada.