Exportar para França, o que deve saber

Já pensou em exportar para França? O potencial da economia francesa e o aumento das vendas de e-commerce, tornam este mercado aliciante. Mas há aspetos sobre a França que precisa de saber e a DHL Express ajuda-o!

A França é um dos 9 principais exportadores e dos 7 principais importadores do mundo. É o segundo país com maior população da Europa, com 67,8 milhões de pessoas, ficando apenas atrás da Alemanha. 

Tem uma economia aberta e uma favorável posição geográfica que fazem desta uma das melhores escolhas para qualquer empresa que queira aumentar as suas vendas no mercado estrangeiro. De acordo com o Banco Mundial, a França classifica-se em 31º lugar entre 190 países na tabela de “Países fáceis de negociar”.

No caso dos negócios com Portugal é de destacar que é um parceiro económico de grande importância. Conheça mais sobre este país para começar a exportar para França  com a DHL Express já hoje!

Crescimento económico da França

A economia francesa teve um momento difícil, em que demorou a emergir da crise económica causada pela grande recessão no final da primeira década de 2000, mas depois deste período complicado a França está agora num crescimento constante.

Atualmente, o mercado francês encontra-se melhor após ter elegido um novo presidente, Emmanuel Macron – o mais jovem presidente da história da França. Este novo rosto contribuiu para uma sensação de renovação e otimismo na economia francesa, incluindo um período recorde de crescimento.

Quem são os consumidores franceses?

Antes de exportar para França é importante conhecer o consumidor francês. A nível económico os franceses têm um elevado poder de compra. No entanto é importante conhecer alguns hábitos destes consumidores:

  • Cumprimentar: Aqueles que conhece pela primeira vez, trate-os de forma formal por “Madame”, “Mademoiselle” (senhora, menina) ou “Monsieur” (senhor). 
  • Falar em Francês: Os franceses valorizam muito a sua cultura e língua, aposte no idioma para conquistar clientes!
  • Ganhe confiança: Os franceses são reticentes no que toca a produtos vindos do estrangeiro, são também, consumidores informados, para ganhar a sua confiança é preciso apostar na qualidade e diferenciação.
  • Sustentabilidade: Cada vez mais os consumidores franceses valorizam as questões do ambiente, adapte-se a este fator.
  • Preço: É um dos principais fatores que os franceses valorizam numa compra a nível internacional.

O forte potencial do e-commerce em França

Com o impacto da pandemia foi no e-commerce que as empresas encontraram a solução para aguentarem as vendas. Isto manteve a economia de alguns países saudável ou mesmo em crescimento e a França não foi exceção com o e-commerce a crescer ano após ano

Se é uma empresa que deseja exportar para mercados estrangeiros através do e-commerce, a França certamente deve estar na sua lista por vários motivos:

  • Aumento das vendas no e-commerce: Em França, segundo o Relatório da Federação de Comércio Eletrónico e Venda à Distância (FEVAD), em 2022, o e-commerce aumentou cerca de 11,8% face a 2021 e atingiu os 32,5 mil milhões de euros, ou seja, mais 3 mil milhões do que no ano anterior.
  • País pertencente à União Europeia: O que significa livre circulação de bens. O facto de tanto Portugal como França pertencerem à União Europeia a nível aduaneiro é tudo mais facilitado, no entanto, há sempre normas a cumprir e a DHL Express trabalha em conjunto com a alfândega para facilitar os seus envios.
  • Localização: A proximidade de Portugal a nível geográfico facilita ainda mais os envios e a DHL Express está aqui para levar os seus produtos até França!

Seja para vender num Marketplace ou através da sua loja online é necessário saber quais são os sites de e-commerce com mais sucesso em França:

  1. Amazon
  2. Vinted
  3. Decathlon
  4. Booking.com
  5. Airbnb
  6. Zalando
  7. Yves Rocher
  8. Cdiscount
  9. Leroy Merlin
  10. Fnac

Setores em que deve apostar ao exportar para França

Para ter sucesso nos seus negócios com França, é importante que saiba quais os setores que mais cresceram neste país, nomeadamente:

  • Maquinaria: A categoria da maquinaria subiu 20% antes do período da pandemia. De turbinas e motores a jato para caldeiras e produção de microchips, a maquinaria continua a ter elevada procura.
  • Ferro e aço: Ferro, aço e outras matérias-primas semelhantes, também tiveram um crescimento de 60% antes da pandemia. Zinco, níquel, chumbo, entre outros, continuam a ser os mais requisitados.
  • Moda: Uma vez que é a casa da alta-costura, não é surpresa que a moda seja o maior setor de e-commerce no país. Está a crescer 8% a cada ano.

Conhecer o mercado é essencial para o sucesso das suas vendas para o exterior.
Em janeiro de 2022, a moda era a principal categoria de comércio eletrónico em França, procurada por quase 60% dos consumidores online.  Os produtos culturais ficaram em segundo lugar, com 47%, por isso, se a sua empresa trabalha nestas áreas, a França provavelmente oferece boas oportunidades para o seu negócio.

Deixamos-lhe abaixo uma lista das categorias de produto mais procuradas pelos consumidores Franceses, em regime de e-commerce. A lista, baseada num relatório da Statista, indica a categoria de produto e a percentagem de consumidores que a procuram em regime de comércio eletrónico:

  1. Moda: 60%
  2. Produtos culturais: 47%
  3. Brinquedos, jogos: 45%
  4. Sapatos: 45%
  5. Beleza, higiene: 43%
  6. Móveis, decoração: 36%
  7. Eletrónica, eletrodomésticos: 35%
  8. Têxtil, roupa de casa: 33%
  9. Alimentos e bebidas: 33%
  10. Viagens: 32%
  11. Bilhetes de transportes: 32%
  12. Jogos online: 26%
  13. Música, livros, vídeos online: 26%
  14. Reparações, jardinagem: 25%
  15. Joias, relógios: 24%

Agora que já está bem informado, comece a exportar para França ou para outros países, estamos aqui para ajudá-lo a expandir os seus negócios além-fronteiras!

 

Fontes:

https://myaicep.portugalexporta.com/mercados-internacionais/fr/franca?setorProduto=-1 

https://www.portugalexporta.pt/noticias/exportar-para-franca 

https://www.bresil.campusfrance.org/cliches-franceses

https://www.languagetrainersbrasil.com.br/blog/10-dicas-de-etiqueta-de-negociacao-na-franca/ 

https://okdiario.com/economia/como-negociar-empresarios-franceses-3254375 

https://www.consumidormoderno.com.br/2022/09/26/frances-consumir-comportamento/ 

blank