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Factos vs Mitos das exportações: Consegue identificar os mitos?

3 senhores com equipamentos de segurança a conversar num porto de cargas

São muitas as pequenas empresas que viram o potencial do mercado internacional e aproveitaram.

Mas, por outro lado, ainda há muitas que hesitam na decisão de internacionalizarem o seu negócio devido a mitos e equívocos recorrentes.
Na realidade as empresas estão a perder 95% dos potenciais consumidores que estão além-fronteiras ao continuarem as suas vendas apenas em mercados domésticos. Para encorajar as pequenas empresas a seguirem no caminho da internacionalização a DHL reuniu alguns recursos que desmitificam algumas questões relativas às exportações.

Mito: Exportar é demasiado arriscado!

Facto: Exportar pode ser tão fácil como vender em Portugal.

Cada mercado é diferente, sendo que os níveis de risco variam consoante o país alvo. No entanto, há países em que o risco é igual ao de vender domesticamente.

Mito: Receber pagamentos é uma dor de cabeça.

Facto: A recolha de pagamentos nunca foi tão fácil.

As trocas monetárias a nível global evoluíram muito nos últimos anos. Atualmente a compra e venda de serviços é paga de forma rotineira, segura e eficiente devido aos numerosos métodos de pagamento como cartões de crédito, cartas de crédito e pagamentos online. Algumas transportadoras até recebem o pagamento no ato de recolha.

Mito: Exportar é demasiado complicado.

Facto: Exportar nunca foi tão fácil!

Atualmente exportar requer pouca burocracia. Estudar um nicho de mercado e encontrar consumidores pode, em muitos casos, ser feito através de um computador, com o uso de informação gratuita. Existem ainda serviços terceirizados que facilitam o processo, tal como as plataformas de e-commerce que assumem grande parte dos riscos.

Mito: As empresas não podem ter sucesso internacional se não conhecem a cultura e o idioma.

Facto: Existe bastante ajuda para quebrar barreiras culturais e linguísticas.

Saber inglês é uma das melhores ferramentas para se internacionalizar. Cerca de 25% da população mundial utiliza o inglês a nível empresarial. Contudo, quando o inglês não é suficiente poderá utilizar interpretes ou tradutores.

Mito: Sou demasiado pequeno internacionalizar.

Facto: Nenhuma empresa é demasiado pequena para se internacionalizar.

A maioria das empresas exportadoras tem menos de 20 colaboradores. Com a DHL, os seus produtos chegar a qualquer parte do mundo, através de um serviço personalizado. Para saber mais visite o nosso site e contacte-nos.

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