Desde freelancers a donos de uma grande empresa, é fundamental planear e cumprir as tarefas que se têm para desempenhar. De facto, a produtividade está intrinsecamente ligada à maneira como se planeia e se lida com o tempo disponível. Só assim se tem um workflow eficiente.
Assim, para o ajudar a planear e organizar as suas tarefas pode recorrer a algumas ferramentas digitais que irão facilitar o seu trabalho. Continue a ler para conhecer algumas ferramentas de gestão de tarefas que lhe podem ser úteis.
Asana
- Ferramenta para organizar tarefas em grupos;
- Possui calendário, chat e visão geral sobre os membros e suas funções;
- Permite receber alertas por e-mail;
- Versão premium para grandes equipas e versão gratuita para equipas pequenas.
Trello
- Ferramenta bastante intuitiva e dinâmica, com possibilidade de adicionar membros e atribuir tarefas;
- Cria fluxos de atividades de forma atrativa, permitindo colocar etiquetas coloridas (ex: tarefas importantes a vermelho) e definir prioridades;
- Disponível numa versão gratuita com número limitado de ferramentas e uma versão premium sem limites.
Quire
- Mostra detalhes das suas tarefas numa coluna lateral onde pode ler tudo sobre as mesmas;
- Possibilidade de adicionar agendas e anexos do Google Drive;
- Não é uma ferramenta muito dinâmica e interativa, porém é bastante prática e versátil pois consegue gerenciar tarefas com dois ou três cliques.
Wunderlist
- Permite receber alertas sobre as suas tarefas diárias não concluídas (no e-mail ou telemóvel);
- Organização por ordem de prioridade com possibilidade de atribuir um grau de dificuldade à tarefa em questão;
- Fácil navegação com visual simples e minimalista.
As ferramentas descritas têm no essencial funcionalidades similares, no entanto alguns detalhes podem fazer a diferença da forma como as pode aproveitar.
Quase todas as ferramentas têm versões de teste ou demonstração gratuitas. Por isso, sugerimos que experimente cada uma durante alguns dias para perceber qual a que melhor pode servir as suas necessidades em concreto. E, depois de as dominar e ter um workflow eficiente, verá que lhe sobra mais tempo para outras coisas.