Gestão de mudança

Grupo de pessoas da DHL reunidos a discutir um tema

A mudança é inevitável, independentemente do tamanho da sua empresa. Como pode a sua empresa adotar uma estratégia que assegure que a mudança corre bem?

Em 1975 a Kodak era uma das maiores marcas do planeta e líder da indústria da fotografia. Os seus produtos eram um sucesso e a empresa apostava na inovação, desenvolvendo, eventualmente, a câmara digital.

Com este novo produto disruptivo era necessário tomar uma decisão: adotar a nova tecnologia e investir deixando a antiga linha de produtos que era a fonte de todos os seus lucros ou manter-se com a linha atual de produtos e descontinuar a produção das camaras digitais.

Infelizmente, a marca escolheu última opção. Em 2012 a Kodak estava na bancarrota porque os consumidores em todo o mundo preferiam as câmaras digitais. Uma gestão de mudança eficaz poderia ter evitado esta situação.

O que é gestão de mudança?

É uma competência essencial que mantém o seu negócio em funcionamento e é particularmente importante para empresas líderes. A gestão de mudança é, de acordo com um especialista, “a disciplina que serve como guia para preparar, equipar e apoiar indivíduos para adotarem com sucesso a mudança, de forma a terem resultados organizacionais positivos”.

Comece a trabalhar na gestão de mudança da sua marca

Projete a mudança da sua marca

Para mudar tem de saber por que razão o quer fazer. Estará preparado quando os membros da sua equipa conseguirem explicar os motivos da mudança.

Partilhe a sua visão

Como será o seu negócio quando a mudança for implementada? Quais os pontos positivos para toda a empresa? E para os consumidores?

Assegure as ferramentas para a mudança

Todos os envolvidos na mudança devem estar equipados para que possam trabalhar em torno do objetivo. Esta é uma das maiores razões para falhas.

Tenha gestores flexíveis

Os gestores da sua empresa precisam de ter a capacidade para gerir a mudança. Têm as capacidades e caraterísticas necessárias?

Comunique

Mantenha os seus colaboradores informados para que estejam motivados. Mesmo que tenha de transmitir más notícias, a forma como o faz tem impacto direto no projeto de mudança.

Conheça as tecnologias que vão revolucionar o mundo e comece a preparar o seu plano de mudança.