Conhecida por ter uma reputação de excelência, estabilidade e eficiência corporativa, a Alemanha é a quarta maior economia mundial e uma grande oportunidade de expansão de qualquer negócio. Mas sabe o que é preciso para começar a exportar para a Alemanha?
Com 72 milhões de e-shoppers, os negócios de e-commerce têm tudo para prosperar. Mas, primeiro, há que entender o atual cenário e a cultura dos negócios daquele país. Quer exportar para a Alemanha e fazer o seu negócio crescer? Continue a ler este artigo onde lhe vamos dar dicas importantes.
O que procuram os compradores alemães?
95% dos alemães compram online, com 85% deles satisfeitos em comprar dessa forma. Isso representa 67 milhões de e-shoppers, o que torna a Alemanha no sexto maior mercado de e-commerce do mundo e o segundo da Europa. Procuram principalmente:
É verdade que apenas 1 em cada 3 e-shoppers alemães compraram fora do país em 2021, mas se a oferta for atraente, de alta qualidade e um produto de nicho, a probabilidade de o fazerem aumenta consideravelmente.
O que mais valorizam
Estes são compradores muito exigentes e que têm critérios bem definidos acerca do que querem.
- Segurança e qualidade
- Prestígio
- Conforto
- Conveniência
- Valor
A forma de pagamento mais popular para os alemães são as e-wallets.
Com a maior taxa de devoluções online da Europa, torná-las fáceis e económicas, será uma boa estratégia a longo prazo.
O que fazer e o que não fazer ao exportar para a Alemanha
Regulamentos comerciais e informações aduaneiras
- Exportar: Consulte o TARIC (Pauta Integrada das Comunidades Europeias) para identificar as várias regras dos produtos.
- Documentos de importação: O Documento Administrativo Único (DAU) descreve as mercadorias e o seu movimento em todo o mundo e é essencial para o comércio fora da UE ou de mercadorias não pertencentes à UE.
- Embalagens: A embalagem tem uma forte influência sobre os consumidores alemães. Deve pesquisar se as suas embalagens são do agrado do consumidor alemão.
- Taxa de IVA: As mercadorias importadas de países não pertencentes à UE estão sujeitas a um imposto sobre o volume de negócios de importação à taxa de IVA (imposto sobre o valor acrescentado) de 19%, embora os bens de conveniência e os serviços diários sejam cobrados a 7%.
- Idioma: A rotulagem deve ser traduzida para alemão. Certos produtos, como alimentos e têxteis, possuem requisitos específicos de rotulagem.
- Declarações aduaneiras: Todas as empresas estabelecidas fora da UE são obrigadas a ter um número de REGISTO E IDENTIFICAÇÃO DE OPERADOR ECONÓMICO (EORI) se pretenderem apresentar uma declaração aduaneira ou uma declaração sumária de entrada/saída.
Como vê, exportar para a Alemanha implica tomar várias decisões e ter uma estratégia bem definida antes de avançar. E se expandir o seu negócio para fora de Portugal está nos seus planos, consulte os vários guias de exportação que temos AQUI.