DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Gestão de Negócios > A Importância Da Agilidade Na Cadeia De Fornecimento Do E-Commerce

 

A Importância Da Agilidade Na Cadeia De Fornecimento Do E-Commerce

A Importância Da Agilidade Na Cadeia De Fornecimento Do E-Commerce

O mundo nunca foi tão on-demand como atualmente. E o que significa isto? Exigem-se produtos disponíveis e prontos para entrega de forma muito imediata através de uma cadeia de fornecimento eficaz.

A pandemia perturbou as cadeias de fornecimento a nível global e com isto, a importância de um e-commerce suficientemente ágil tornou-se fundamental. As empresas precisaram de se adaptar rapidamente às constantes mudanças do mercado, antecipar picos de procura e estar à altura das expectativas dos clientes em relação ao serviço de entrega prestado.

As 5 dimensões da agilidade numa cadeia de fornecimento:

Alerta

Capacidade de prever novas tendências no mercado através do contacto com clientes e fornecedores. Ao comunicar regularmente com os fornecedores é possível saber em tempo real se a cadeia está a funcionar normalmente ou se está interrompida. Caso seja detetada alguma falha, poderá ser feito um planeamento de processos alternativos atempadamente.

Acessibilidade

A ascensão do e-commerce requer processos automáticos na cadeia de fornecimento para que os pedidos possam ser processados com menos atrasos. Existem certos tipos de dados que ajudam a decidir como agir. Por exemplo:

  • O OMS (Sistema de Gestão de Pedidos) que monitoriza dados de vários sistemas para rastrear vendas, pedidos, stocks e enviá-los de forma mais simples e rápida para os clientes.
  • O POS (Ponto de Venda) que dá acesso a dados que permitem uma visão geral do stock existente em tempo real de forma a gerir o abastecimento e a volatilidade da procura.

Decisão

À medida que a cadeia de fornecimento se torna mais complexa, a tomada de decisão ágil pode ser comprometida. Assim, é fundamental tomar decisões firmes como forma de responder às oportunidades.

Velocidade

Os clientes esperam serviços de entrega rápidos como Express, Next Day ou Same Day e acompanhamento em tempo real do progresso da encomenda. A escolha prévia do percurso da entrega é fundamental para que os produtos sejam enviados sem atrasos.

Flexibilidade

A flexibilidade amplifica a forma como se opera, o mercado em que se negocia e os níveis de serviço dos parceiros de negócio.

Agilize a sua cadeia de fornecimento e não se esqueça que os clientes satisfeitos voltam sempre.

blank