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A Importância da Sustentabilidade na Época Festiva

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Estamos praticamente no final do ano e com isso a azáfama normal da época chegou! A época festiva é normalmente um período movimentado, também para as empresas e em particular para a logística. Esta época é normalmente associada a uma fase de pico de consumo, com todo o impacto que isso tem também a nível ambiental. 

Atualmente as preocupações ambientais são partilhadas também pelos consumidores e por isso estão no centro das atenções da sociedade. A sustentabilidade influencia definitivamente as decisões de consumo e por isso é importante que as empresas estejam alinhadas com este requisito, que, felizmente já vai fazendo parte da estratégia empresarial da maior parte das organizações.  

Uma pesquisa da Salesforce descobriu que 83% dos compradores procuram marcas e produtos amigos do ambiente nesta época festiva. O mesmo estudo revela que, para além do tratamento que uma empresa dá aos seus clientes e empregados, as suas práticas ambientais são o principal fator que influencia as decisões de compra.

O que é uma estratégia empresarial sustentável?

Uma estratégia de sustentabilidade assenta no objetivo que uma empresa estabelece para minimizar o seu impacto sobre o ambiente. Para tal existem iniciativas que podem ser tomadas quase de imediato (como mudar para embalagens sem plástico ou recicladas) e outras que naturalmente podem exigir planeamento a longo prazo, tal como um compromisso mais alargado de ter uma operação neutra em termos de carbono.

Benefícios de uma estratégia empresarial sustentável

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental dos seus hábitos de compra online, e agora esperam que os retalhistas também assumam a sua responsabilidade neste contexto. Para as marcas que procuram atrair novos clientes e até mesmo manter os já existentes, uma política que proteja de forma significativa o ambiente será um fator de atração e por isso um argumento comercial.

Uma estratégia empresarial sustentável bem-sucedida pode também levar a custos operacionais mais baixos e a uma redução do desperdício da cadeia de abastecimento

Então, como pode ter um negócio de e-commerce que se mantenha fiel aos princípios de sustentabilidade? Da embalagem verde à logística ética, deixamos-lhe algumas ideias sustentáveis para o ajudar a elevar a sua empresa.

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O que os Consumidores Desejam

A grande questão para qualquer negócio de e-commerce é a seguinte: como é que as preocupações de sustentabilidade dos consumidores se traduzem no comportamento de compra? Mais especificamente, que produtos é que as pessoas irão procurar nesta época festiva? Deixamos-lhe alguns dados pelos quais se poderá guiar:

  • O relatório eBay’s Christmas Spends Trends 2022 revelou que 56% dos consumidores do Reino Unido planeiam comprar presentes especiais e mais dedicados para amigos e familiares este ano. As marcas que comercializam produtos alinhados com as suas características de sustentabilidade vão atrair mais facilmente estes compradores.
  • Os produtos em segunda mão vão aliciar os consumidores preocupados com a sustentabilidade. A indústria de revenda está agora a crescer 11 vezes mais depressa do que a do retalho tradicional.
  • Os produtos feitos à mão também estão a brilhar. O mercado artesanal Etsy divulgou as suas previsões para a época festiva. A melhor dica para os vendedores é considerar a sustentabilidade. Atrair compradores com consciência ambiental, utilizando materiais reciclados, criando artigos de utilização múltipla e oferecendo produtos de alta qualidade feitos para durar.
  • Os consumidores favorecem a compra a granel, não só para poupar mas também porque estão conscientes de que isto reduz o número de entregas, o gasto em embalagens e como tal também as emissões de carbono.
  • boas notícias para as PME: mais consumidores pretendem fazer compras em negócios pequenos e locais nesta época festiva.

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Exemplos de Modelos Empresariais Sustentáveis

Precisa de inspiração para uma estratégia empresarial sustentável? Conheça algumas marcas de comércio eletrónico que estão a liderar este caminho.

Adorada por celebridades e todos os que gostam de estar na moda, esta marca de vestuário é tudo o que a moda rápida não é. Chamando-se a si própria uma “empresa de ciência dos materiais”, está empenhada em trazer inovação têxtil ao mundo. Usando nylon à base de plantas (em vez de plástico), fibras feitas de folhas de banana e corantes naturais, é uma lição de sustentabilidade e inovação.

Este mercado sustentável oferece cestos cheios de produtos amigos do planeta. Esta é a ideia perfeita e pronta a usar para aqueles que desejam dar aos seus familiares e amigos um presente “verde” neste Natal. Os visitantes do website podem filtrar os produtos por 13 categorias, incluindo “vegan”, “zero desperdício”, e “sem plástico”.

Esta empresa deve ser o ponto de partida para qualquer negócio de e-commerce que queira mudar para embalagens sustentáveis nesta época festiva. Há papel de embrulho compostável, fita adesiva feita de papel de arroz e caixas de cartão reciclado. Até a tinta utilizada é não tóxica.

Mas as inovações sustentáveis para embrulhos não ficam por aqui. A empresa Magical Mushroom Company faz caixas a partir de cogumelos e com zero desperdício

Moda que salva o planeta. A marca de vestuário Naeco, ou “ocean”  soletrado ao contrário, que está baseada no Reino Unido, transforma o plástico em roupa de banho masculina de luxo. Na verdade, cada par de calções originais Naeco é feito a partir de 15 garrafas de plástico. A Naeco tem uma parceria com a DHL para oferecer aos clientes serviços de entrega neutros em carbono.

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Como Criar um Modelo de Negócio Sustentável

  • Faça da sustentabilidade um princípio central do seu negócio. Trata-se de mais do que apenas adotar a “moda verde”. Significa ter uma visão global e de longo prazo do que se pretende alcançar e porque é que isso é importante.
  • Tome medidas para se tornar um negócio neutro em carbono. Só poderá avançar para se tornar um negócio neutro em termos de carbono se primeiro conhecer os seus pontos de melhoria no que respeita à sustentabilidade.

Como reduzir o desperdício ao longo da sua cadeia de abastecimento?

1- Investigue! Analise as metas sustentáveis que pode definir para o seu negócio. Veja o que outras empresas de e-commerce estão a fazer e as plataformas disponíveis para o ajudar, tais como a Ecologi, que apoia as empresas a compensar as suas emissões através de um esquema de plantação de árvores.

2- Adicione uma seção de “presentes sustentáveis” ao seu website para ajudar os visitantes a encontrar rapidamente o que procuram. Torne-o original e apelativo! Ofereça pacotes de produtos ou guias de presentes “amigos do planeta”.

3- Assegure a transparência para com os seus clientes. Cerca de 88% dos consumidores não confiam imediatamente nas marcas que dizem ser sustentáveis, por isso, certifique-se de que as suas alegações são autênticas para construir confiança.

4- Mude para embalagens verdes. Pode investir muito dinheiro numa cadeia de fornecimento sustentável mas a embalagem que usa para entregar os seus produtos é um ponto de contacto importante com os seus clientes. O plástico é hoje em dia um grande não, mas há muitas empresas que oferecem alternativas. Faça a sua pesquisa e mude para melhor!

5- Lembre-se, o custo ainda importa. Apesar das intenções sustentáveis, o aumento do custo de vida significa que os consumidores também se preocupam com a relação custo-benefício nesta época festiva. Como pode o seu negócio satisfazer tanto o orçamento dos consumidores como as necessidades ambientais? Adapte o seu negócio e tente equilibrar estes fatores.

6- Não se esqueça da última milha. Seja flexível com as opções de entrega que oferece aos clientes no checkout. Métodos como cacifos de encomendas e recolha na loja têm uma pegada de carbono 30% mais baixa. Entretanto, os seus clientes têm mais escolha e o seu negócio reduz os custos de envio. É uma vitória para todos!

7- Escolha um parceiro logístico verde. Sabia que a frota global de entregas da DHL possui já muitos veículos com emissões zero, como bicicletas e até aviões elétricos? A DHL também investiu no Greenplan, uma solução que utiliza um algoritmo único para otimizar o planeamento de rotas durante a movimentação de mercadorias. Em suma, através de uma parceria com a DHL, pode ter a certeza de que as suas entregas serão tão amigas do ambiente quanto possível.

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Fale com a DHL sobre como podemos ajudar o seu negócio a reduzir as emissões associadas à logística. As nossas soluções GoGreen incluem escolhas amigas do ambiente para satisfazer todas as suas necessidades de transporte.

 

Nesta época festiva faça escolhas acertadas para o ambiente. O seu negócio também vai ganhar com isso! Com clientes felizes e um planeta cuidado, a vida é melhor para todos. Boas festas!

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