A inovação nas embalagens permite manter os alimentos de conveniência frescos e no topo da lista dos consumidores.
Em todo o mundo, os consumidores estão a comprar alimentos de conveniência. Desta maneira não só economizam o seu tempo como também desfrutam de uma refeição saborosa.
As tecnologias de embalagem melhoram rapidamente, permitindo que os alimentos pré-embalados fiquem frescos por mais tempo.
Nos próximos cinco anos, a forte procura por essas inovações deverá persistir para atender ao fornecimento e entrega de produtos sensíveis à temperatura, de acordo com o Logistics Trend Radar da DHL.
À medida que a indústria de alimentos de conveniência continua a crescer, a DHL analisa 3 tecnologias de embalagem que estão a definir o ritmo da inovação:
1. Criar a atmosfera ideal
A empresa indiana UFlex1 foi pioneira num método especial que controla a quantidade de oxigénio e dióxido de carbono que pode fluir para dentro e para fora de uma embalagem. Assim, prolonga a vida útil dos produtos, sem a necessidade de encher as embalagens com gás.
2. Inventar novos materiais de alta tecnologia
Os desenvolvimentos em nanotecnologia e biotecnologia cumpriram a sua promessa de aumentar o prazo de validade de alimentos perecíveis. Com propriedades antimicrobianas integradas na embalagem, o crescimento bacteriano pode ser retardado, aumentando a vida útil dos produtos.
3. Projetos de embalagem inovadores
Ao combinar a conveniência de um fecho de correr com a sustentabilidade do papel, o ifoodbag é uma inovação que pode manter uma temperatura estável dentro da embalagem.
Económicas, estas embalagens são projetadas para manter os alimentos frescos até 24 horas. Este é um benefício para as mercearias on-line que desejam entregar alimentos frios e congelados aos seus clientes.
Embora muitas destas invenções ainda estejam em desenvolvimento e à procura de viabilidade comercial, estes materiais tecnologicamente avançados, em breve, irão tornar-se comuns para o consumidor e para a DHL Express.