DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Comércio Internacional > Instrumentos Musicais – um guia do setor da DHL

 

Instrumentos Musicais – um guia do setor da DHL

senhor a tocar violino

Com os consumidores a optarem cada vez mais pelo mercado de instrumentos em segunda mão, está a indústria dos instrumentos em declínio?

Ou será uma mudança de hábitos da qual os negócios de e-commerce podem beneficiar?

A produção musical está em declínio?

Muitas escolas dão ênfase a áreas como as Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas, deixando de parte disciplinas artísticas, como a música. Combinado com o crescente interesse em atividades como videojogos, ver televisão ou uso de smartphones, os instrumentos musicais e aulas de música passaram a ser dispendiosos.

O mercado continua vivo

A receita mundial totalizou 6 mil milhões de dólares em 2018 para o mercado dos instrumentos musicais, apresentando um crescimento de 1,2% nos últimos 5 anos. Os Estados Unidos da América e a China ocupam o primeiro e segundo lugar, respetivamente, no consumo de instrumentos musicais. A China é responsável por 80% da produção e vendas de pianos a nível mundial. Com cerca de 30 milhões de crianças chinesas a aprenderem a tocar piano, a tendência é para aumentar cerca de 10% por ano.

Oportunidades no E-commerce

Cada vez mais consumidores compram guitarras em segunda mão e em lojas virtuais. Este modelo de compra tanto alicia novos consumidores como colecionadores, maioritariamente devido aos preços acessíveis com o quais as lojas tradicionais não conseguem competir.

A Thomann Europe é a maior loja revendedora de equipamento musical e afirma que o seu negócio sobrevive devido ao website da marca, apesar de possuir loja física. Com o serviço logístico da DHL já alcançaram cerca de 7,5 milhões de consumidores por todo o mundo, levando a marca do comércio local para a proeminência global.

As tendências são elétricas

Os músicos estão a obter o seu equipamento de gravação de áudio online. Os desenvolvimentos digitais possibilitam que até compositores amadores consigam produzir faixas profissionais em casa. Este tipo de instrumentos já representa 16% do mercado.

Envios internacionais afinados

Quer os seus consumidores comprem instrumentos novos ou sem segunda mão, de fabrico artesanal ou produzidos em massa, a sua estratégia de envios tem de ser fiável de forma a assegurar o cuidado necessário no transporte.

Ao ter a DHL como parceiro logístico, os seus envios são acompanhados em mais de 220 países e territórios. Estará na mesma nota que as necessidades dos seus consumidores, independentemente de onde compram e do que compram.

Para mais estratégias para o seu negócio e-commerce visite o nosso blog.

blank