DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Responsabilidade Social > Livro Branco da DHL: Circularidade na Sustentabilidade

 

Livro Branco da DHL: Circularidade na Sustentabilidade

imagem de floresta a explicar a circularidade da sustentabilidade

A adoção de uma economia circular será fundamental para garantir que a produção e o consumo globais estejam alinhados com as metas de sustentabilidade. Ao concentrar-se nos 5 Rs – Reduzir, Reparar, Revender, Recondicionar e Reciclar -, o modelo de circularidade permite que os fabricantes aumentem o ciclo de vida de um produto, reduzam o desperdício e otimizem o consumo de água, ao mesmo tempo que otimizam a cadeia de abastecimento para construir um negócio sustentável.

O Livro Branco da DHL

Este relatório contém uma análise que demonstra como é que a logística pode permitir que a indústria dos bens de consumo enfrente a crise climática e outros desafios ambientais.

O Status Quo: O impacto ambiental da moda e equipamentos eletrónicos

  • O desperdício eletrónico aumentou 21% nos últimos 5 anos
  • Terminar com a sobreprodução pode reduzir o desperdício da indústria da moda em cerca de 10 milhões de toneladas
  • As embalagens representam cerca de 30% das emissões poluentes do e-commerce
  • Existiriam 75 milhões de toneladas extra de material para reciclar se todos os países atingissem taxas de reciclagem altas

dados de como a moda e equipamentos eletrónicos afetam a sustentabilidade

O potencial da circularidade é significativo

Com 80% das emissões de um produto de moda ou equipamento eletrónico a acontecer durante a produção, é imperativo estender a vida útil do produto o máximo possível. Artigos de segunda vida, por exemplo, causam 60-75% menos emissões do que artigos novos produzidos com materiais virgens. O potencial impacto positivo que a circularidade pode ter nestas duas indústrias é significativo.

A transformação para uma economia circular

Neste Livro Branco – que pode descarregar aqui -, analisamos facilitadores e obstáculos que impactam as cadeias de abastecimento.

Desde materiais inovadores e design de produtos até à produção sob demanda, devolução inteligente de produtos, embalagens reutilizáveis, novos conceitos de uso e recolha para reciclagem. Acima de tudo, o comportamento circular do consumidor deve ser incentivado, as cadeias de abastecimento redesenhadas e organizadas para viabilizar a circularidade.

Ação coletiva: todos nós temos um papel relevante

Embora as marcas e fabricantes desempenhem um papel central na determinação do nível de circularidade que pode ser alcançado, é necessário um esforço conjunto das quatro partes interessadas: marcas e fabricantes, reguladores, consumidores e agentes logísticos.

Aproveite e conheça os produtos e serviços verdes que a DHL Express tem para lhe oferecer, o nosso projeto GoGreen e adira hoje ao mesmo.

 

blank