Hoje em dia tudo é feito nos nossos telemóveis, incluindo compras.
63% das vendas e-commerce globais são realizadas através de telemóveis e espera-se que em 2021 aumente para 73%. Como é que tendo um negócio e-commerce pode tirar vantagem desta nova forma de consumo?
Siga o nosso guia e tire o melhor partido do m-commerce.
Otimização
Tenha um site responsive que se adapte automaticamente para mobile. Saiba que em média um adulto passa mais de 180 minutos por dia no telemóvel, logo é essencial que o seu site seja mobile-friendly ou irá perder potenciais clientes. Uma boa versão mobile de um site tem que carregar rapidamente, ter uma navegação fácil e botões de compra rápida. Estas devem ser prioridades. Fique a saber que o Google ordena os resultados das pesquisas também tendo em conta o nível de facilidade de utilização do site em mobile.
Apps
Se desenvolver uma aplicação pode oferecer mais serviços aos seus clientes que não pode oferecer no seu site. A Sephora, por exemplo, desenvolveu uma aplicação em que os seus utilizadores poderiam, através da câmara do telemóvel, alterar a sua maquilhagem na aplicação. Assim testavam virtualmente os novos produtos que tinham chegado às lojas antes de os comprarem. Oito semanas após o lançamento da aplicação esta já tinha sido utilizada 45 milhões de vezes.
Consumidores
Esteja onde está o seu público-alvo. Para além do seu site mobile-friendly, veja se faz sentido ter uma aplicação e em que redes sociais pode estar presente. Investigue onde se encontram os seus consumidores, veja o que a sua concorrência está a fazer e procure fazer melhor.
O m-commerce é recente e só agora atingiu a sua maturidade. Contudo as empresas e consumidores ainda se encontram à procura do que funciona melhor e porque é que um site é melhor do que outro. O futuro é quase certo que será mobile pois o m-commerce ganha pela sua simplicidade, rapidez e portabilidade. Se ainda não aderiu ao m-commerce já está a perder por isso, faça-o o quanto antes.