DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Negócios > E-commerce > Marketplaces asiáticos: quais são os mais utilizados?

 

Marketplaces asiáticos: quais são os mais utilizados?

Marketplaces asiáticos: quais são os mais utilizados?

O número de consumidores online não pára de crescer ano após ano, sendo que o mercado da Ásia é um dos que mais tem crescido. Nesse contexto, saber quais são os grandes marketplaces asiáticos pode ser fundamental para o desenvolvimento de qualquer tipo de expansão comercial para este continente. Descubra os grandes marketplaces asiáticos com a DHL Express!

Um marketplace é uma plataforma de e-commerce onde os comerciantes ou empresas podem colocar os seus produtos à venda. É uma alavanca para vários negócios e o mercado da Ásia está ao rubro no que diz respeito a este setor. Saiba mais sobre os marketplaces asiáticos:

China, o gigante asiático do e-commerce

Sem dúvida, a região que mais se destacou em volume de vendas em todo o continente asiático foi a China, mas porquê?

  • É o país com maior volume de negócio em e-commerce do mundo – em 2021 atraiu um total de 2.400 biliões de euros de consumidores online; 
  • Os Estados Unidos posicionam-se em segundo lugar com 840 biliões de dólares (cerca de 840 biliões de euros), o que é menos da metade do que a China transacionou.

Levando em conta estes dados, não é de surpreender que alguns dos maiores marketplaces asiáticos, e até mesmo do mundo, estejam localizados neste país

Os 4 marketplaces mais utilizados

  1. Alibaba, o exemplo perfeito de um marketplace asiático

O Alibaba está no topo da lista de melhores marketplaces! 

É um dos grandes exemplos de marketplaces de sucesso na Ásia. Desde a sua fundação, conseguiu manter um grande domínio do mercado

Da mesma forma, fundou outras das empresas que mais geram tráfego em todo o mundo, como Taobao (um dos dez sites mais visitados do mundo, com funcionamento e estrutura semelhante ao Ebay) ou o conhecido AliExpress, que nasceu como uma filial do Alibaba e hoje tem mais de 79 milhões de clientes registados.

  1. Tmall, outro grande marketplace na Ásia

Quando falamos de mercados bem-sucedidos na Ásia, o Tmall não pode ser esquecido.

Este marketplace não é tão conhecido como o gigante Alibaba, uma vez que só opera na China. Tendo como objetivo que, tanto as empresas locais como as estrangeiras, vendam à população do país

O Tmall nasceu como uma plataforma independente através do Taobao e rapidamente se transformou numa das grandes referências quando se trata de fazer negócios na China. 

  1. JD, o concorrente direto do Alibaba e Tmall

Nas fronteiras chinesas encontramos também a JD. Esta marca tenta-se diferenciar do Alibaba ou Tmall por ter e gerir o seu próprio stock, ou seja, ao invés de ligar consumidores e empresas, a ideia desta plataforma é vender os seus próprios produtos ao consumidor final. 

Desde a sua fundação, conseguiu posicionar-se como uma das empresas mais lucrativas, e faz parte da Fortune Global 500, uma organização que classifica empresas em todo o mundo com base no seu volume de negócio.

A JD tem 532 milhões de clientes em todo o mundo e algumas fontes colocam esta empresa como a maior retalhista da China em comércio online e offline, bem como a terceira maior empresa de internet do mundo.

  1. Rakuten, o marketplace líder do Japão

Saindo das fronteiras chinesas, também podemos encontrar outros grandes marketplaces na Ásia, como é o caso da Rakuten. Esta loja online não é apenas local onde 80% dos japoneses fazem as suas compras digitais, mas também se posiciona como o quarto marketplace mais visitado do mundo, atrás da Amazon, eBay e Mercado Livre.

No seu processo de expansão para outros territórios, a Rakuten adquiriu o domínio “Buy.com” em 2005, com o qual fundou a Rakuten US em solo americano. Começou a ter quotas de mercado cada vez mais elevadas tanto nos EUA como noutros países como, por exemplo, em França. 

Tal é a sua expansão, que até ousaram expandir o seu nicho de negócio para o marketing, fundando a Rakuten Marketing, através da qual tem investimentos na Cabify e no Pinterest,

A DHL Express e os marketplaces asiáticos

Um dos pilares, tanto para importação como para exportação de produtos para qualquer marketplace da Ásia, é o transporte

Como especialista em logística global, podemos ajudá-lo a levar os seus produtos onde precisa, rapidamente. Contamos com uma enorme rede de centros logísticos estrategicamente distribuídos por todo o mundo, incluindo o continente asiático.

A experiência da DHL Express permite-lhe gerir os diferentes procedimentos alfandegários da maneira mais eficiente possível para que o transporte se tornasse um processo ágil, rápido e seguro. 

Os especialistas alfandegários da DHL Express tratam de toda a gestão complexa envolvida no transporte internacional. Os nossos clientes variam de grandes retalhistas a pequenas start-ups de e-commerce, portanto, lidamos com entregas muito grandes, muito pequenas ou outras até pouco comuns.

Dica: Quer ser bem-sucedido num marketplace B2B? Conquiste confiança e mostre credibilidade ao seu público. Lembre-se que online não há um vendedor a abordar ou visitar o cliente.

Já lhe mostrámos os melhores marketplaces asiáticos. Mas já pensou em exportar para o continente asiático? Pode ser uma excelente estratégia para fazer crescer os seus negócios. Conte com a DHL Express para que as suas entregas sejam um sucesso!

blank