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Métricas para sites de e-commerce  

Conheça todas as métricas e indicadores para o bom desempenho de um site de e-commerce.

Saiba quais são os indicadores que permitem avaliar o desempenho do seu site e-commerce.

Alie estas ferramentas com o planeamento adequado para poupar dores de cabeça na fase inicial do seu site e-commerce.

Medir a rentabilidade do seu site e-commerce

Verificar a rentabilidade do seu site de e-commerce é bastante simples. Apenas necessita de ser claro nos seus objetivos  e saber quanto dinheiro e outros recursos investiu.

A análise através do número de utilizadores que compram e estão interessados prova-se como uma estratégia incorreta.

Análise da web em negócios online

O mundo digital está cada vez mais competitivo e em constante mudança, portanto é necessário ter toda a informação disponível para otimizar o seu negócio e-commerce. Nunca se esqueça que informação é poder. Veja este artigo sobre o perfil de utilizadores de e-commerce e saiba quem poderão ser os seus compradores.

A importância das métricas e-commerce

Conhecer a rentabilidade do seu site  é muito importante. Com este conhecimento poderá aumentar a qualidade do seu negócio, aperfeiçoar as estratégias de promoção e as campanhas de vendas

É importante seguir um planeamento rigoroso de conteúdos na web e redes sociais. Para tal, deve de ser dedicado uma parte do seu orçamento mensal. No entanto, sem conhecer o desempenho desse investimento, é impossível tomar boas decisões de gestão para maximizar o retorno.

Plataformas como o Google Analytics podem ajudar a analisar o desempenho de um site. Poderá saber quais as páginas visitadas e por quanto tempo, a origem dos visitantes, quais os dispositivos utilizados para acederem ao seu site e qual a taxa de rejeição.

Numa única plataforma gratuita, pode consultar e configurar todas as métricas essenciais de comércio online, o que lhe permite começar a aprofundar o conhecimento sobre o desempenho e analisar a rentabilidade do seu negócio.

Métricas fundamentais para análise do seu site e-commerce

  • Páginas visitadas: é através desta informação que vai descobrir quais as páginas mais procuradas do seu site. Permite identificar os produtos que mais interessam aos seus visitantes e isto pode ajudar a criar conteúdo relacionado. Isto também significa que estas páginas têm mais potencial para serem otimizadas e para gerar vendas;
  • Páginas de saída: estas são as últimas páginas do site que o visitante acede antes de sair. São o último ponto de contacto com a sua loja online. Estas páginas devem de ser analisadas e melhoradas, de forma a entender se causam qualquer tipo de frustração nos visitantes.
  • Origem dos visitantes: de onde vêm as suas visitas? As visitas à sua loja online devem-se ao seu posicionamento nos motores de pesquisa ou as maiores fontes de tráfego advém das suas redes sociais? Vêem de outras campanhas, como por exemplo email marketing ou passatempos?

 

KPIs que deve conhecer e aplicar na análise do seu site e-commerce

Embora as métricas sejam dados brutos que podem servir de orientação, os KPIS são o passo a seguir na análise da web.

Estes indicadores são fórmulas matemáticas que respondem a objetivos claros e mensuráveis.

O ROI ou Retorno sobre o Investimento é o mais famoso e útil para conhecer a rentabilidade do seu site. Fornece informações sobre quanto custa à sua empresa gerar uma venda na sua loja online, tendo em conta o que investiu.

A taxa de abandono do carrinho de compras é outro indicador relevante. É importante conseguir que os seus visitantes terminem o processo de compra. A DHL junto, num artigo, algumas dicas de como resgatar carrinhos de compra abandonados.

Saber quantas pessoas abandonam o carrinho e o motivo por que o fazem pode ser a chave para repensar certas decisões, tais como os custos de envio, métodos de pagamento, a complexidade do processo de compra ou até mesmo o registo para poder adquirir produtos.

Por fim, outro KPI interessante é a Taxa de Compra Repetida. Isto é, determinar o número de clientes que compram frequentemente. Assim, conseguimos adquirir informações sobre o grau de fidelização e de satisfação dos seus clientes.

Os negócios digitais estão cheios de desafios mas as métricas são um bom aliado para os ultrapassar com sucesso!

No nosso blog temos uma seção dedicada ao e-commerce que o poderá ajudar no desenvolvimento do seu negócio e-commerce.

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