É bastante provável que esteja a ler este artigo a partir no seu smartphone, uma vez que a percentagem de tráfego da web a partir de dispositivos móveis aumentou drasticamente nos últimos anos, passando a representar a grande maioria dos acessos aos websites.
Das videoconferências às redes sociais, dependemos mais do que nunca dos nossos telemóveis, tornando imprescindível a qualquer negócio a adoção de uma estratégia de Mobile Marketing eficaz. Aliado a esta ideia, as campanhas direcionadas para dispositivos móveis constituem uma necessidade absoluta para quem opera em comércio eletrónico.
Saiba mais sobre objetivos de Marketing.
A estratégia de Mobile Marketing consiste na forma como a empresa se organiza para se relacionar com a sua audiência que utiliza dispositivos móveis, considerando no sentido lato de multi-canal, isto engloba, por exemplo SMS, email, redes sociais, aplicação móvel e notificações móveis.
Quais as razões para utilizar estratégias de Mobile Marketing?
1. Fácil acesso
Contrariamente a outros canais de Marketing, o canal Mobile é acessível a quase todas as empresas. É possível trabalhar algumas ferramentas Mobile de forma simples e sem investimentos avultados.
2. Relação custo-benefício
Em Mobile Marketing existem inúmeras estratégias e processos que pode adaptar consoante o seu orçamento, tendencialmente com elevada eficácia. Deverá ter em conta uma correta identificação do público-alvo, e quais as campanhas com maior probabilidade de conversão.
3. Transações imediatas
Se as campanhas forem bem concebidas, consegue alcançar o consumidor no momento em que este está mais propício a efetuar a compra, materializando-se num anúncio num meio de comunicação social, ou em garantir que o website apareça em pesquisas locais.
4. Localização
Uma vez que levamos o nosso smartphone para onde quer que vamos, é possível apresentar conteúdos ou ofertas tendo em conta o contexto físico em que se encontra a nossa audiência.
Saiba como manter clientes em e-commerce.
Desafios que o Mobile Marketing enfrenta
- Fragmentação de canais mobile
- Pouca margem para erros por ser algo muito personalizado
Passos para construir uma estratégia de Mobile Marketing de sucesso
- Criar uma Persona para dispositivos móveis
- Estabelecer objetivos para o sucesso
- Explorar as estratégias de Mobile Marketing
- Otimizar e testar
As 7 estratégias base de Mobile Marketing para e-commerce
- Conteúdo mobile-friendly
- Otimização para pesquisa de voz
- Marketing de mensagens de texto
- Vídeos
- Campanhas personalizadas
- Aplicações móveis
- Anúncios de Search e Display
Saiba mais sobre m-commerce e se o negócio está pronto.