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A Moda Sustentável com a DHL Express e a Varsity Headwear

Chapéu DHL e Varsity Headwear

DHL Express e a Varsity Headwear juntaram-se para tornar a moda mais sustentável. Desta parceria nasceu um boné, mas que não é um simples boné! Inspire-se!

Para este boné tudo foi pensado de forma a causar o mínimo impacto ambiental possível: desde o design, produção e logística, aos materiais e transporte. A moda está cada vez mais verde e atrai fashionistas e consumidores eco conscientes.

A moda sustentável e a DHL Express

Não é a primeira vez que a DHL Express se une com o mundo da moda: em 2014 uma parceria com a Vetements levou a marca DHL Express ao desfile da Fashion Week em Paris, surpreendendo todos com esta união improvável. O sucesso foi imediato e transformou-se numa verdadeira lição de negócios.

Em contraste com os designs arrojados da parceria com a Vetements, a colaboração com a Varsity Headwear é um pouco diferente: mais exclusiva e ligada à sustentabilidade e consciência ambiental.

Um boné especial, um boné sustentável

Moda Sustentável

O que parece um simples boné, preto e liso, tem, na verdade, um significado muito mais profundo. Todos os elementos desta edição especial, incluindo a logística e o transporte, foram cuidadosamente pensados para minimizar a pegada de carbono. É a moda sustentável!

Sabia que com a cadeia de fornecimento pode reduzir o impacto no ambiente? A otimização de todas as etapas, desde a produção à entrega e devoluções, consegue reduzir o desperdício e tornar clientes eco conscientes ainda mais felizes!

Varsity Headwear e a moda sustentável

E afinal quem é a Varsity Headwear? É uma marca norueguesa que foi fundada pelos irmãos Alex e Sebastian Adams e, como todas as grandes histórias de empreendedorismo, a ideia do negócio surgiu de uma paixão genuína – neste caso, um amor por bonés de basebol.

Ao lançar o negócio, os irmãos Alex e Sebastian Adams destacaram o seu produto, não com o logotipo, mas com os melhores materiais e mão de obra, garantindo assim um acabamento premium.

É uma marca de moda sustentável, que aposta no conceito slowfashion e que investe em produtos a pensar no futuro. Para a marca, a sustentabilidade na área da moda, significa fazer produtos de qualidade e que durem mais. Uma visão “à moda antiga”, mas que a Varsity Headwear prefere.

Como se estabeleceu esta marca de moda sustentável?

Foram os próprios irmãos Adams que começaram a vender bonés a amigos e familiares antes de abrirem as primeiras lojas da marca em Oslo e St. Tropez. Nem tudo foi fácil e o lançamento do site da marca foi um desafio, mas o e-commerce no mundo da moda chegou para ficar.

Sebastian, explica que “(…) Abrir uma loja online aleatoriamente e esperar que as pessoas a encontrem é difícil com tanta concorrência.” Os irmãos Adams dão-nos algumas dicas:

Foco do negócio na experiência do cliente e na personalização. É necessário trabalhar, não só para atrair pessoas para o site, mas também para conseguir uma boa experiência para aqueles que já são clientes, sendo que um dos pontos fulcrais é a entrega da encomenda.

A Varsity Headwear embala e envia todos os pedidos a partir do seu armazém, pois acredita que a experiência do produto começa com a entrega. Cada pedido vai acompanhado com uma nota personalizada– um toque importante para uma pequena empresa que deseja fidelizar clientes. Estratégias de fidelização são ferramentas importantes para criar condições para que alguém que já é cliente continue a preferir a empresa face à concorrência.

As entregas de compras online são um desafio para as empresas de e-commerce, mas a DHL Express ajuda-o!

A estratégia sustentável funciona: muitos dos clientes da Varsity Headwear tornaram-se colecionadores dos seus bonés!

A sustentabilidade da Varsity Headwear com a DHL Express

A Varsity Headwear está sediada na Noruega, um país conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes, com uma população de pouco mais de 5 milhões.

Alex e Sebastian implementaram uma estratégia global para prosperar. E, por isso, a marca oferece portes grátis – algo que pode afetar de início as margens, mas tem benefícios a longo prazo, os clientes ficam felizes e recomendam a marca.

Hoje, 50% dos negócios desta marca acontecem fora da Noruega. A parceria com a DHL Express ajudou a encontrar novos mercados globais e a garantir entrega rápida para esses clientes.

Mas como é que um negócio tão consciente do seu impacto ambiental se manteve fiel aos seus valores e sustentabilidade enquanto cresceu internacionalmente?

1. Em 2020, a empresa fez uma revisão completa das emissões de carbono 

Verificaram que uma parte substancial das suas emissões de carbono tinham origem na logística. Trabalhar com a DHL Express ajudou a enfrentar esse problema e deu-lhes a oportunidade de melhorar – atualmente são neutros em carbono através da compensação.

2. A marca juntou-se ao GoGreen da DHL Express e ao projeto SAF

O GoGreen é um programa da DHL que tem como compromisso a proteção ambiental e que engloba uma ampla gama de medidas de eficiência de carbono. O SAF é um acordo histórico assinado entre a DHL, BP e Neste em 2022 que visa fornecer à DHL Express mais de 800 milhões de litros de combustível de aviação sustentável até 2026.

3. Redução da taxa de devoluções da Varsity Headwear

O site da marca dá oportunidade aos clientes de verificar o tamanho da cabeça antes de comprar um boné, pedindo uma fita métrica grátis – ou melhor ainda, visitando uma das lojas físicas para experimentar um boné. “Assim, envolvemos o cliente na nossa jornada de sustentabilidade e convidamo-lo a pensar sobre o seu impacto também”, explica Alex.

Moda sustentável com a DHL Express: os detalhes do boné fizeram diferença!

Moda Sustentável

Como nasceu o boné que une o melhor da DHL Express e da Varsity Headwear da forma mais  sustentável possível.

1. Design 

O boné tem um design elegante em que cada detalhe foi conscientemente planeado. A DHL está representada num simples acessório: uma alça ajustável vermelha e amarela na parte de trás.

2. Materiais sustentáveis 

67% do produto é feito de resíduos plásticos reciclados, incluindo Seaqual – um material inovador reciclado a partir de plástico retirado dos oceanos.

3. Localização da produção

A marca transferiu a produção para a Estónia para reduzir a distância de Portugal, onde o tecido é adquirido. Uma decisão que ajudou a empresa a reduzir as suas emissões de transporte em 80,5%.

4. Embalagens

A suavidade da pala do boné, permite que este seja embalado em caixas de transporte menores, economizando espaço durante o transporte. Cada um é acompanhado por uma caixa rija e reutilizável para proteger e prolongar a sua vida útil.

Apenas 200 bonés exclusivos foram produzidos, mas o seu legado é muito maior – a moda “desacelerou”. O principal objetivo foi desenvolver e crescer como negócio, mas também influenciar positivamente outras marcas e consumidores para a sustentabilidade.

A sustentabilidade no e-commerce é uma mais-valia para o nosso planeta. Faça como a Varsity Headwear e trabalhe com a DHL Express para tornar a sua marca mais “verde”!

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