A Índia é a sexta maior economia do mundo e um potencial local de negócios, mas há questões a ter em conta, desde dados atuais à cultura. Saiba como se aventurar neste país em ascensão!
A Índia é um dos principais motores da economia global com um crescimento do PIB acima dos 6% entre 1951 e 2017, uma taxa de inflação de 3,8% e uma taxa de desemprego de 8%. Nos últimos anos a Índia tornou-se um dos maiores mercado de classe média do mundo e em 2022, poderá mesmo ultrapassar os EUA.
Como é que a Índia chegou até aqui e o que precisa de saber para fazer negócios neste País:
População jovem
65% da população da Índia nasceu depois de 1980, o tamanho da juventude fará da Índia uma das histórias de consumo mais atraentes do mundo nos próximos 20 anos.
Várias Índias
Existem grandes diferenças a nível de: idioma, alfabetização e geografia (incluindo a imensa divisão urbano-rural) – é desafiante para qualquer negócio satisfazer a todos.
Cultura empresarial
Os Indianos baseiam as suas decisões na confiança e intuição tanto quanto em estatísticas. Tenha uma boa relação comercial – converse e conheça o seu potencial parceiro. Apressar-se para o negócio é considerado rude.
A comunicação com os Indianos
Os indianos têm dificuldade em dizer “não”, para não ofender. Em vez disso, dizem “veremos”, “vou tentar”. Esteja atento ao significado das palavras e reformule as perguntas.
Como cumprimentar
Utiliza-se o aperto de mão, mas alguns indianos preferem o namastê – saudação que envolve pressionar as palmas das mãos com os dedos apontando para cima e com uma leve reverência. Cumprimente sempre a pessoa mais velha primeiro.
Negócios disruptivos
A pontualidade nem sempre é mantida, esteja preparado para reuniões que começam e terminam tarde e com interrupções regulares.
Formalidades comerciais
Os indianos preferem usar títulos formais, salvo indicação contrária. Ao trocar cartões de visita, receba-os sempre com a mão direita e guarde-os respeitosamente.
Questão da hierarquia
Se o diretor da empresa, proprietário ou gestor sénior não estiver presente nada se decide. E também os papéis são muito bem definidos. Mas por outro lado, as operações indianas são mais flexíveis.
Veja como exportar para outros destinos: Continente Asiático, Japão, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, México, Holanda, e Brasil.