O consumidor e o foco na sustentabilidade
É cada vez mais relevante para as empresas estabelecer estratégias de longo prazo tendo em conta a importância da sustentabilidade e a relevância que este aspeto tem nos novos consumidores na hora da tomada de decisão.
O novo consumidor
O consumidor atual não está apenas focado no preço ou no produto, ele pretende estabelecer laços com a marca. É com este enquadramento, que no topo das tendências de consumo para os próximos anos, está o compromisso com a sustentabilidade. Produtos sem embalagens ou embalados de forma minimalista, utilização de matérias-primas alternativas e a revenda de produtos usados são alguns exemplos deste conceito (numa lógica de 3-R: “reduzir”, “reutilizar” e “reciclar”).
Os consumidores da geração millennial, que atualmente representam a maior fatia da população ativa e com maior poder de compra, procuram determinados selos e certificações nos produtos de forma a conseguirem obter informações sobre o impacto ecológico destes. Muitas vezes um produto mais sustentável torna a compra mais provável, ainda que seja mais dispendiosa.
Para atender às necessidades deste novo consumidor, as marcas terão de se adaptar e compreender quais são as mais-valias de ter um negócio sustentável.
Vantagens de ter um negócio sustentável
Para além de beneficiar o meio ambiente, a sustentabilidade acrescenta valor ao seu negócio:
1- Melhora a imagem de marca
A prática de ações sustentáveis, não só melhora a imagem da marca como também influencia de uma forma positiva os próprios funcionários, familiares e os seus clientes.
2- Atrai investidores e colaboradores
O foco na sustentabilidade é uma excelente forma de cativar funcionários e investidores dado que a proteção do planeta é uma tendência e prioridade.
3- Redução de gastos
As práticas sustentáveis podem traduzir-se numa poupança de recursos e, ao facilitarem tarefas, resultam num aumento de produtividade.
4- Aumento de lucros
As empresas que se encontram mais bem cotadas no que diz respeito a questões ambientais, têm um maior destaque no mercado em que competem. Por outro lado, os clientes procuram empresas que tenham em conta sustentabilidade ambiental dos seus negócios.
5- Incentivos fiscais
Com o objetivo de preservar o meio ambiente e o planeta, o estado oferece incentivos fiscais às empresas que optam por trazer este tipo de valores à sua área de atuação, por exemplo, facilitando o acesso ao crédito e promovendo a isenção de alguns impostos.