O consumidor e o foco na sustentabilidade

Carrinha de zero emissões
  • Abril 26, 2021

O consumidor e o foco na sustentabilidade

É cada vez mais relevante para as empresas estabelecer estratégias de longo prazo tendo em conta a importância da sustentabilidade e a relevância que este aspeto tem nos novos consumidores na hora da tomada de decisão.

O novo consumidor

O consumidor atual não está apenas focado no preço ou no produto, ele pretende estabelecer laços com a marca. É com este enquadramento, que no topo das tendências de consumo para os próximos anos, está o compromisso com a sustentabilidade. Produtos sem embalagens ou embalados de forma minimalista, utilização de matérias-primas alternativas e a revenda de produtos usados são alguns exemplos deste conceito (numa lógica de 3-R: “reduzir”, “reutilizar” e “reciclar”).

Os consumidores da geração millennial, que atualmente representam a maior fatia da população ativa e com maior poder de compra, procuram determinados selos e certificações nos produtos de forma a conseguirem obter informações sobre o impacto ecológico destes. Muitas vezes um produto mais sustentável torna a compra mais provável, ainda que seja mais dispendiosa.

Para atender às necessidades deste novo consumidor, as marcas terão de se adaptar e compreender quais são as mais-valias de ter um negócio sustentável.

Vantagens de ter um negócio sustentável                    

Para além de beneficiar o meio ambiente, a sustentabilidade acrescenta valor ao seu negócio:

1- Melhora a imagem de marca

A prática de ações sustentáveis, não só melhora a imagem da marca como também influencia de uma forma positiva os próprios funcionários, familiares e os seus clientes.

2- Atrai investidores e colaboradores

O foco na sustentabilidade é uma excelente forma de cativar funcionários e investidores dado que a proteção do planeta é uma tendência e prioridade.

3- Redução de gastos 

As práticas sustentáveis podem traduzir-se numa poupança de recursos e, ao facilitarem tarefas, resultam num aumento de produtividade.

4- Aumento de lucros

As empresas que se encontram mais bem cotadas no que diz respeito a questões ambientais, têm um maior destaque no mercado em que competem. Por outro lado, os clientes procuram empresas que tenham em conta sustentabilidade ambiental dos seus negócios.

5- Incentivos fiscais

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e o planeta, o estado oferece incentivos fiscais às empresas que optam por trazer este tipo de valores à sua área de atuação, por exemplo, facilitando o acesso ao crédito e promovendo a isenção de alguns impostos.

Abra hoje mesmo uma conta empresarial com a DHL Express

Conte com a nossa equipa de especialistas para o ajudar com a exportação e transporte internacional de mercadorias. Tenha ainda acesso a preços personalizados, soluções de pagamento alternativas e um serviço que cobre envios para 220 territórios.

Quero abrir uma conta empresarial