DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > O e-commerce no B2B: tendências 2021

 

O e-commerce no B2B: tendências 2021

Após um ano completamente atípico, o comércio B2B (Business-to-Business) vai continuar a passar por uma enorme transformação. As empresas serão obrigadas a adotar cada vez mais tecnologia para angariar novos clientes, melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento e proporcionar aos seus clientes uma experiência mais personalizada, tal como já era necessário no comércio B2C (Business-to-Consumer).

Com a chegada do COVID-19, as empresas tiveram de implementar medidas de segurança para proteger os seus funcionários, como interrupções e mudança para o trabalho remoto. De acordo com a Gartner, empresa de pesquisa e consultoria, em julho de 2020, 53% dos decisores B2B disseram que esperavam um declínio da receita no ano seguinte. Como resposta a esse novo cenário, 86% planeavam aumentar os seus gastos em canais de venda digitais com foco no crescimento a longo prazo.

Oportunidades de mercado B2B

Com cada vez mais empresas a comprar em canais digitais, as empresas B2B têm a possibilidade de ter um contato mais direto com os decisores através da tecnologia, nomeadamente pelo recurso a plataforma de e-commerce B2B ou marketplaces digitais.

Para usufruírem desses canais digitais e priorizarem a experiência do consumidor em todos eles, as empresas B2B devem ter em conta: ferramentas eficientes para pesquisar produtos e serviços, recomendações personalizadas, classificações e análises, informações detalhadas do produto, imagens, vídeos, documentação para download e opções de personalização do produto. É preciso reposicionar a oferta para que a mesma possa ser vendida sem intervenção tão próxima de uma equipa comercial mas quase em regime de self-service por parte do cliente tal como hoje já acontece no e-commerce B2C.

Com o investimento em canais de venda digital, para além de uma melhor experiência do cliente, as empresas conseguem obter uma variedade de dados em tempo real sobre o comportamento do mesmo. Estes comportamentos, se forem devidamente antecipados com uma análise detalhada das preferências, são o principal apoio para superar as expectativas do consumidor e melhorar a sua experiência, aumentando também a rentabilidade do negócio.

blank