DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Negócios > E-commerce > O que é marketing de conteúdo e como utilizar no seu negócio e-commerce

 

O que é marketing de conteúdo e como utilizar no seu negócio e-commerce

2 pessoas a analisar dados em gráficos

O marketing de conteúdo está a tornar-se cada vez mais importante relativamente aos métodos tradicionais.

O marketing de conteúdo já existe há muito, no entanto, a era digital tem ditado a sua transformação.

O que é marketing de conteúdo?

De um modo geral, é a criação de conteúdo relevante para um determinado público-alvo com afinidade com a sua oferta de produtos ou serviços. Por exemplo, se a sua empresa vende ténis de corrida e decide criar uma brochura com o calendário de todas as corridas do País, isto é marketing de conteúdo.

Antes da era digital, obter informações sobre determinado produto significava falar com um vendedor, que por sua vez partilhava informação com o intuito de ajudar o consumidor no processo de compra. Com a difusão da Internet, o consumidor procura normalmente informação antes de decidir comprar e é aí que o marketing de conteúdo pode criar uma relação com a sua Marca.

Como funciona?

O processo de compra começa quando o cliente identifica uma necessidade ou decide o que pretende comprar. Mas para ser encontrado, precisa de ter uma estratégia para que isso aconteça. Atualmente uma parte importante do processo de compra é feito pelo consumidor, em autonomia, sem entrar em contacto com a empresa ou a Marca. É aqui que entra o marketing de conteúdo. A criação de conteúdo ajuda o cliente a moldar a sua opinião sobre determinados assuntos, produtos ou Marcas, conduzindo-o até si.

O seu conteúdo deve oferecer valor ao cliente, para que durante o processo de pesquisa seja uma das marcas pré-selecionadas para a compra. Ao ter conteúdo especializado no seu setor, posiciona-se como especialista e conquista autoridade.

Quando o consumidor considera o conteúdo relevante irá ter uma melhor perceção da sua Marca e a probabilidade de pretender comprar o seu produto aumenta.

Saiba como pode melhorar a percepção do consumidor.

Que tipos de conteúdo posso partilhar?

Pode partilhar conteúdo escrito como:

Pode partilhar conteúdo visual como:

  • Infográficos
  • Apresentações em slides
  • Gráficos e tabelas

Pode partilhar conteúdo vídeo como:

  • Webinars
  • Videos de apresentação
  • Tutoriais

Pode partilhar conteúdo áudio como:

  • Podcasts
  • AudioBooks

Com a utilização do marketing de conteúdo pode partilhar conteúdo relevante para os seus consumidores, aumentando o tráfego do seu site e-commerce e com isso a probabilidade de gerar mais vendas.

Saiba mais sobre o e-commerce em Portugal.

blank