O marketing de conteúdo está a tornar-se cada vez mais importante relativamente aos métodos tradicionais.
O marketing de conteúdo já existe há muito, no entanto, a era digital tem ditado a sua transformação.
O que é marketing de conteúdo?
De um modo geral, é a criação de conteúdo relevante para um determinado público-alvo com afinidade com a sua oferta de produtos ou serviços. Por exemplo, se a sua empresa vende ténis de corrida e decide criar uma brochura com o calendário de todas as corridas do País, isto é marketing de conteúdo.
Antes da era digital, obter informações sobre determinado produto significava falar com um vendedor, que por sua vez partilhava informação com o intuito de ajudar o consumidor no processo de compra. Com a difusão da Internet, o consumidor procura normalmente informação antes de decidir comprar e é aí que o marketing de conteúdo pode criar uma relação com a sua Marca.
Como funciona?
O processo de compra começa quando o cliente identifica uma necessidade ou decide o que pretende comprar. Mas para ser encontrado, precisa de ter uma estratégia para que isso aconteça. Atualmente uma parte importante do processo de compra é feito pelo consumidor, em autonomia, sem entrar em contacto com a empresa ou a Marca. É aqui que entra o marketing de conteúdo. A criação de conteúdo ajuda o cliente a moldar a sua opinião sobre determinados assuntos, produtos ou Marcas, conduzindo-o até si.
O seu conteúdo deve oferecer valor ao cliente, para que durante o processo de pesquisa seja uma das marcas pré-selecionadas para a compra. Ao ter conteúdo especializado no seu setor, posiciona-se como especialista e conquista autoridade.
Quando o consumidor considera o conteúdo relevante irá ter uma melhor perceção da sua Marca e a probabilidade de pretender comprar o seu produto aumenta.
Saiba como pode melhorar a percepção do consumidor.
Que tipos de conteúdo posso partilhar?
Pode partilhar conteúdo escrito como:
Pode partilhar conteúdo visual como:
- Infográficos
- Apresentações em slides
- Gráficos e tabelas
Pode partilhar conteúdo vídeo como:
- Webinars
- Videos de apresentação
- Tutoriais
Pode partilhar conteúdo áudio como:
- Podcasts
- AudioBooks
Com a utilização do marketing de conteúdo pode partilhar conteúdo relevante para os seus consumidores, aumentando o tráfego do seu site e-commerce e com isso a probabilidade de gerar mais vendas.