DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Negócios > E-commerce > O que é o product listing e qual a sua importância?

 

O que é o product listing e qual a sua importância?

O que é o product listing e qual a sua importância

Com o aumento de compras online é importante para as lojas reunirem esforços para atrair esses consumidores. Os product listings podem ser uma ajuda essencial nesse rumo.

Product Listing

O product listing é uma página que reúne toda a informação essencial (título, caraterísticas, imagem e /ou vídeo, ratings, reviews) sobre um produto e determina como um consumidor o vai perceber.

Por sua vez, as product listing pages são páginas dos sites, organizadas por categorias, que demonstram os produtos disponíveis. Estas páginas têm um papel importante na conquista de um consumidor online.

A qualidade e organização do product listing e das product listing pages vão determinar o sucesso da loja online, tal como o potencial aumento das vendas.

10 Elementos Essenciais

  • Definir a visualização dos produtos, se estes vão ser dispostos em lista ou em grelha.
  • Escolher adequadamente os headers das páginas, dado estes fornecerem uma primeira impressão.
  • Ter atenção na escolha das thumbnails dos produtos, de forma a que estas sejam consistentes e que tenham harmonia entre si.
  • Facilitar a pesquisa através de um menu de ordenação organizado, por exemplo, pelo “mais recente”, “mais antigo” e “preço baixo para mais alto”.
  • Criar um menu com filtros para que os produtos na página apareçam de acordo com o selecionado (exemplo: cor, estilo, género, entre outros).
  • É importante a exposição de todos os detalhes do produto, opções de produto disponíveis, vantagens e benefícios de uso.
  • Manter e gerir os ratings e as reviews de forma a que estes sejam positivos, revertendo em maiores hipóteses de compra do produto.
  • Adicionar uma visualização rápida de um produto pode ajudar na navegação, sendo possível ver outros produtos sem a necessidade de abandonar a listing page.
  • Verificar a rapidez e eficiência do site é fulcral para que a experiência do utilizador não seja comprometida.
  • É fundamental manter estratégias de SEO: enriquecer as páginas com keywords, construir uma boa base de links internos e manter as URL simples e curtas. Estes são pontos essenciais a reter.

 

Saiba mais sobre tendências globais em e-commerce.

blank