DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Comércio Internacional > O seu negócio e-commerce está protegido de desastres naturais?

 

O seu negócio e-commerce está protegido de desastres naturais?

Senhor a transportar uma palete à mão

Entre os diversos desafios que as empresas de e-commerce têm que enfrentar, a natureza é o mais imprevisível e destruidor.

Um desastre natural pode ocorrer a qualquer momento, complicando a harmonia do seu negócio. Pode levar a atrasos e consequentemente e a uma má experiência do consumidor. É, portanto, importante ter um plano logístico para atuar face à imprevisibilidade de cada situação.

Testar o seu plano é chave

Não existe altura melhor do que o presente para conceber o seu plano de preparação para desastres naturais e um plano de recuperação. Os seus colaboradores também precisam de ser treinados para atuarem em casos de emergência. Testar o seu plano vai assegurar que não está a saltar etapas e que os seus colaboradores estão devidamente preparados.

Comunicação é a chave

São diversos os componentes necessários para se preparar para interrupções da sua cadeia logística e a comunicação é da mais alta prioridade. O seu plano deve assegurar a comunicação entre os seus colaboradores, especialmente em alturas de crise. Nos momentos que se seguem a um desastre natural é importante saber se os colaboradores estão seguros, se as operações estão funcionais e comunicar com os consumidores sobre o sucedido de forma a gerir expetativas. Se prevê que as suas encomendas sofram atrasos, avisar os seus clientes antecipadamente pode poupar-lhe bastantes dores de cabeça.

Na DHL, adotámos uma estratégia ágil em eventos de emergência. Através da utilização de componentes modulares é possível alterar o propósito das funções dos nosso hubs para funcionarem como “peças suplentes”.

A nossa equipa de operações simula interrupções em áreas críticas para assegurar que os recursos necessários estão incluídos nos componentes modulares para afastar encomendas de áreas problemáticas. Este método provou-se eficaz ao longo dos anos. Em casos recentes, durante os furacões Harvey e Irma, foi-nos possível conter os atrasos de encomendas, com exceção de áreas inacessíveis, devido a inundações ou estradas danificadas.

O nosso conselho para todas as empresas de e-commerce é entender as respostas necessárias, no caso dos componentes críticos da empresa ficarem comprometidos e assegurar a existência a infraestruturas alternativas e redundantes.

Para mais informações sobre o nosso modelo de negócio visite o nosso site.