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O seu negócio está preparado para crescer mundialmente?

Saiba como modelar o seu negócio E-commerce de forma a poder tornar-se global

Se tem um negócio assente em e-commerce, tornar-se global é apenas uma decisão a tomar. Quer ter clientes de todo o mundo? Claro que sim. Então, o que é que precisa de fazer para isso acontecer?

A maneira mais simples é ajustar o seu o seu negócio e-commerce é através do seu site, disponibilizando encomendas para todos os destinos do mundo e deixar a DHL tratar dos detalhes. No longo prazo precisará de elaborar uma estratégia global robusta.

Vamos começar por analisar algumas questões importantes:

1. Quais são as suas prioridades?

Qual é o seu objetivo em tornar-se global? É para aumentar a sua reputação ou para ganhar eficiência pelo aumento da escala da sua operação? Seja qual for o motivo, saber as respostas ajudará a orientar a tomada de decisões para a sua organização e todas as empresas e equipas associadas.

2. Quão rápido precisarão os seus clientes dos seus produtos?

A sua escolha afetará tanto o custo geral como a velocidade de entrega. As suas opções incluem camião, comboio, transporte marítimo e aéreo, bem como combinações multimodais de várias opções de transporte. Obviamente, depende muito do que produz e para quem vende. O cliente a quem está a vender vai estar presente quando entregar o produto? Se não, precisará de um parceiro que possa oferecer o On Demand Delivery, para que possam especificar um horário conveniente.

3. Questões Alfandegárias

Os regulamentos alfandegários variam de país para país. Por exemplo, a Argélia proíbe a importação de mais de 400 medicamentos, a Nigéria diz não às flores de plástico e a Argentina não permite mapas nos sistemas de GPS. Os sites das associações comerciais são ótimos recursos para ajudá-lo a entender a conformidade alfandegária, mas cabe-lhe a si descobrir o que pode ser proibido no seu destino.

Pode tomar a decisão de contratar um Agente Alfandegário para atuar durante o seu processo de envio de encomendas internacionais, para o ajudar a preparar os documentos e a libertar mercadorias na alfândega. É importante saber que a DHL Express faz isso todos os dias com os seus clientes, agindo como um Agente. A DHL mantém a documentação alfandegária relevante e detalhada, antes de entregar as informações de envio à autoridade alfandegária apropriada. Com os nossos especialistas internacionais e de desalfandegamento ao seu lado, acordos comerciais, submissão de declarações de envio e classificações tarifárias, bem como o cálculo de taxas e impostos são tratados antes dos seus bens serem encaminhados além-fronteiras.

A DHL presta também auxílio no planeamento de contingência, oferecendo suporte e orientação. Por exemplo, se um desastre financeiro ou natural afetar a sua capacidade de entregar mercadorias aos clientes no estrangeiro, é importante ter um plano de recuperação em vigor. Podemos, claro, ajudar na criação de um – para tal, basta falar com o seu representante local.

4. Uma etiquetagem correta mantém as coisas em movimento.

Seja sempre o mais preciso possível ao preencher qualquer documentação.  Por exemplo: amostras de parafusos de madeira, peças para impressão, camisa masculina (presente), carta comercial. Se a sua documentação não for bem detalhada, pode causar atrasos, o que aumentará a insatisfação do seu cliente.

5. Informe-se sobre requisitos especiais

Algumas considerações incluem:

  • Embale o seu produto de modo a proteger o mesmo contra danos físicos
  • Use embalagens robustas
  • Ajude o cliente a identificar o seu envio
  • Evite o excesso de embalagem e mantenha a distribuição de peso
  • Evite nomes de produtos e marcas fora da caixa que possam incentivar o roubo.

As leis estão sujeitas a mudanças significativas nas fronteiras. Por exemplo, em Portugal, os Regulamentos e Normas Estrangeiras impõem certas restrições sobre tabaco ou bebidas alcoólicas.

Visite o site da Comissão Europeia para obter informações sobre padrões na UE. Isole cada mercado e estude como poderá fazer negócios lá. Familiarize-se com o lado logístico do comércio internacional, como regras de envio e moeda. No site Export.gov encontra um estudo de mercado útil e guias “Doing Business In” para começar. E há artigos em muitos dos principais territórios para os quais pode exportar, aqui mesmo no nosso site.

6. Aproveite ao máximo as fronteiras abertas

Com a fundação da União Europeia, o livre comércio entre os países passou a ser a norma, o que ajudou a impulsionar os negócios ao permitir negociar com públicos cada vez maiores. Isso causou uma melhoria nos padrões de vida e permitiu que as famílias tivessem acesso a bens e serviços importados de forma mais acessível. Em última análise, ao remover barreiras ao comércio, até as empresas mais pequenas podem competir e prosperar à escala global.  Atualmente Portugal pertence ao espaço Schengen, isto é a possibilidade de fronteira abertas entre 26 países da Europa. Isto tornou o comércio internacional um componente crítico. As exportações portugueses atingiram o valor de 44% do PIB, maioritariamente nos setores automóvel, o metalomecânico, o agroalimentar e o turismo. No entanto fatores como o Brexit afetarão o mundo do comércio global. Se o Reino Unido deixar a União Europeia, terá um impacto enorme em qualquer negócio dentro ou fora dessas áreas altamente desenvolvidas. Embora hajam obstáculos a superar, a maioria das regiões está a trabalhar para asssegurar mais oportunidades para as empresas se desenvolverem no comércio internacional, tornando mais fácil para as pequenas e médias empresas operarem à escala global.

Recursos que o podem ajudar

Existe uma variada seleção de recursos disponível para as empresas que procuram aproveitar o comércio global de bens e serviços:

  • Aicep Portugal Global: A Aicep é um bom ponto de partida para quem procura dados comerciais e esclarecimentos sobre as várias regras envolvidas no processo de exportação.
  • Trade Helpdesk: A Trade Helpdesk oferece orientação sobre procedimentos e requisitos alfandegários para garantir a conformidade da sua empresa.
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