A pergunta se deve ou não oferecer os portes das encomendas feitas online está na mente de todos os gestores de negócios e-commerce.
Os portes grátis tornaram-se a norma, especialmente durante épocas festivas. De acordo com um estudo feito pela Arvato, 70% dos compradores espera poder comprar e usufruir de portes grátis durante as épocas festivas e 83% dos compradores online procuram a opção de portes grátis.
Como atuar então face a esta preferência pelos portes grátis?
A resposta correta é: com precaução. As promessas de portes grátis estão a aumentar, mesmo durante épocas não festivas. A competição pelos preços de entrega mais baixos aumenta, enquanto que as expetativas dos consumidores, face à oferta de portes grátis também cresce. Isto leva a que diversas empresas, de todos os tamanhos, se juntem à “febre” dos portes grátis, com receio de serem deixadas para trás se não o fizerem.
No entanto, tenha presente que a oferta de portes grátis vai seguramente diminuir a sua margem. A maior parte dos pequenos negócios de e-commerce têm muita dificuldade em manter boas margens, devido à inexistência de efeitos de escala. Com isto em mente apresentamos abaixo alguns elementos a considerar durante o desenvolvimento do seu plano de portes grátis.
Os envios grátis devem ser adaptados ao seu negócio
Para a maioria dos pequenos vendedores, uma política de envios grátis todo o ano é uma má estratégia de negócio. Vai reduzir a margem de lucro especialmente em produtos maiores e mais pesados ou com um preço baixo. Especificar um preço mínimo de compra para os portes grátis, permite proteger as suas margens como ainda encoraja os consumidores a gastarem mais no seu site.
Para estabalecer o valor mínimo corretamente tem que conhecer a margem que possui em cada encomenda e o tamanho médio das encomendas. Muitos especialistas sugerem estabelecer o preço mínimo um pouco acima da sua média, de forma a encorajar compras adicionais.
Pode ainda considerar outros métodos de envios grátis, por exemplo incluir promoções, portes grátis em items específicos, em segundas compras (o que pode aumentar as vendas e fidelizar compradores) e portes grátis nas devoluções. Utilizar promoções especiais, como portes grátis por tempo limitado ou na primeira compra, pode ajudá-lo a testar os benefícios dos portes grátis num ambiente controlado.
Os produtos que vende influenciam a sua estratégia
A natureza dos produtos que vende, incluindo preços, dimensões e peso terão impacto nas ofertas de transporte disponíveis para o seu negócio. Produtos mais leves e pequenos são mais baratos para transportar e portanto representam uma amputação menor nas suas margens, especialmente para produtos mais caros. Baseando-se na sua oferta de produtos, pode considerar os portes grátis de apenas alguns produtos ou poderá optar por um valor médio mais elevado.
A sua concorrência também é importante
Muitos negócios de e-commerce estão a adotar os portes grátis devido à pressão dos seus concorrentes, mesmo sem entenderem exatamente o que a concorrência oferece. Por outras palavras, só porque existe especulação em torno dos portes grátis, não significa que seja a melhor opção para o seu negócio. É importante analisar as ações dos seus concorrentes: o preço mínimo para os portes grátis pode ser bastante alto ou até não terem portes grátis.
Conheça como funcionam os envios internacionais
Os negócios e-commerce, incluindo pequenos vendedores, procuram tirar partido do enorme potencial oferecido pelo mercado global de consumidores a que a Internet lhes dá acesso. A sua oferta de portes deve ser diferente, baseada nos custos associados aos envios domésticos e internacionais, e portanto trabalhar com um parceiro logístico que entenda o mercado internacional e que possa oferecer soluções ajustadas a cada caso é chave para o sucesso.
Independentemente da sua estratégia de portes os especialistas acreditam que transparência é fundamental. Informe os seus consumidores logo à partida quanto aos custos de envio. Com o crescimento do comércio eletrónico que se espera aumentar para os 6 triliões de dólares, os vendedores precisam de agir estrategicamente para competir e ganhar novos consumidores, preservando as suas margens de operação.
O seu negócio vai oferecer portes grátis na próxima época festiva? Veja mais sobre as melhores estratégicas para a época do Halloween.