Com a nossa missão de atingir zero emissões de CO2 em 2050 (Missão 2050), temos vindo a trabalhar no conceito e “operação limpa” para proteção do meio ambiente. Estabelecemos como meta reduzir as emissões de gases de efeito de estufa até 2030.
Vamos investir 7 biliões de euros para atingir esta meta através de várias iniciativas como sejam o aumento do uso de combustíveis de aviação sustentáveis, oferecendo um portfólio abrangente de produtos “verdes” e eletrificando 60% da nossa frota de entregas last-mile. É assim que prevemos ter, já em 2030, mais de 80 000 veículos elétricos nas estradas numa “operação mais limpa”.
Soluções logísticas neutras para o clima
As soluções logísticas sustentáveis que propomos são as seguintes:
- Edifícios neutros em carbono, aproveitando a energia de fontes renováveis, automação e aquecimento sustentável.
- Transporte “verde”, alimentado por combustíveis sustentáveis.
- Transparência nas emissões, fornecendo aos clientes visibilidade sobre a sua pegada de carbono.
- Rede mais eficiente, através da otimização de rotas de operação.
- Entrega last-mile sustentável, utilizando veículos elétricos ou outros como bicicletas, com zero emissões.
- Combustíveis sustentáveis na aviação e no transporte marítimo.
As nossas aspirações
A adicionar a estas soluções, para reduzirmos as emissões de gases de efeito de estufa para menos de 29 milhões de toneladas até 2030, temos os seguintes planos:
1. Portfólio de produtos “verdes” – oferecendo alternativas verdes para os nossos principais produtos e soluções;
2. Projetos de proteção climática – apostando em projetos de proteção climática que levam a desenvolvimentos relevantes para o clima e para o ambiente.
3. Medição das emissões – para uma efetiva medição da eficiência de carbono é necessária transparência quanto ao tipo e quantidade de gases de efeito de estufa. O nosso objetivo para além da medição destes gases é trabalhar para melhorar cada vez mais a qualidade da informação disponível.
4. Gerir subcontratados – calcular as emissões geradas pelas nossas atividades logísticas, identificando as emissões atribuídas à energia que adquirimos e as que são geradas pelos nossos parceiros de transporte.
5. Programas de impacto social – conectar pessoas e melhorar vidas faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade. Unimos esforços para provocar um impacto duradouro nas comunidades em que operamos.
Saiba mais sobre o apoio da DHL em países em desenvolvimento.