DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Marketing > Os Princípios do Marketing Sustentável

 

Os Princípios do Marketing Sustentável

2 DHL os principios do marketing sustentavel 300321

O crescente destaque dado ao tema da sustentabilidade, à necessidade da proteção ambiental e às questões sociais e económicas fez com que surgisse o conceito de Marketing Sustentável.

O que é o Marketing Sustentável?

O Marketing Sustentável tem como objetivo a satisfação das necessidades dos consumidores, através da oferta de produtos e serviços, que não afetem negativamente o enquadramento ambiental, social e económico.

A aplicação do Marketing Sustentável é indispensável no meio empresarial se considerarmos a necessidade crescente, por parte da sociedade, em procurar soluções que visem a proteção ambiental e o equilíbrio económico e social. Para além disto, as políticas e regulamentos exigem cada vez mais e melhores práticas e processos sustentáveis.

Esquema Marketing Sustentável

Assim, ao desenvolver iniciativas que vão ao encontro destas necessidades e que incentivem à mudança de comportamentos através de mensagens claras e diretas, as empresas são também beneficiadas no seu reconhecimento.

Quais são os seus princípios?

Existem cinco princípios essenciais do Marketing Sustentável:

1. Marketing orientado para o consumidor

Todas as atividades de marketing devem ser desenvolvidas na perspetiva do consumidor. A satisfação de necessidades deve ser estabelecida analisando o target pretendido. Desta forma a possibilidade de construir relações lucrativas e duradouras com os clientes aumenta.

2. Marketing de valor para o cliente

A empresa deve alocar os seus recursos para gerar valor para o cliente. A aposta das empresas em iniciativas sustentáveis irá gerar essa mais valia, fazendo com que o público pretendido seja alcançado. Sendo assim, a possibilidade de retorno é muito grande.

3. Marketing inovador

A procura por melhorias e desenvolvimento constantes, em termos de sustentabilidade de produtos e serviços deve ser um dos focos das empresas.

4. Marketing “sense-of-mission”

A responsabilidade social deve estar presente na missão de uma empresa através de “termos sociais amplos” sem, no entanto, que esta deixe de ser lucrativa.

5. Marketing social

Superar a concorrência ao possibilitar um maior bem-estar aos consumidores e à sociedade em geral, usando uma estratégia de marketing que tenha foco na responsabilidade social.

Saiba mais sobre as soluções ecológicas DHL para os seus envios.

blank