O crescente destaque dado ao tema da sustentabilidade, à necessidade da proteção ambiental e às questões sociais e económicas fez com que surgisse o conceito de Marketing Sustentável.
O que é o Marketing Sustentável?
O Marketing Sustentável tem como objetivo a satisfação das necessidades dos consumidores, através da oferta de produtos e serviços, que não afetem negativamente o enquadramento ambiental, social e económico.
A aplicação do Marketing Sustentável é indispensável no meio empresarial se considerarmos a necessidade crescente, por parte da sociedade, em procurar soluções que visem a proteção ambiental e o equilíbrio económico e social. Para além disto, as políticas e regulamentos exigem cada vez mais e melhores práticas e processos sustentáveis.
Assim, ao desenvolver iniciativas que vão ao encontro destas necessidades e que incentivem à mudança de comportamentos através de mensagens claras e diretas, as empresas são também beneficiadas no seu reconhecimento.
Quais são os seus princípios?
Existem cinco princípios essenciais do Marketing Sustentável:
1. Marketing orientado para o consumidor
Todas as atividades de marketing devem ser desenvolvidas na perspetiva do consumidor. A satisfação de necessidades deve ser estabelecida analisando o target pretendido. Desta forma a possibilidade de construir relações lucrativas e duradouras com os clientes aumenta.
2. Marketing de valor para o cliente
A empresa deve alocar os seus recursos para gerar valor para o cliente. A aposta das empresas em iniciativas sustentáveis irá gerar essa mais valia, fazendo com que o público pretendido seja alcançado. Sendo assim, a possibilidade de retorno é muito grande.
3. Marketing inovador
A procura por melhorias e desenvolvimento constantes, em termos de sustentabilidade de produtos e serviços deve ser um dos focos das empresas.
4. Marketing “sense-of-mission”
A responsabilidade social deve estar presente na missão de uma empresa através de “termos sociais amplos” sem, no entanto, que esta deixe de ser lucrativa.
5. Marketing social
Superar a concorrência ao possibilitar um maior bem-estar aos consumidores e à sociedade em geral, usando uma estratégia de marketing que tenha foco na responsabilidade social.
Saiba mais sobre as soluções ecológicas DHL para os seus envios.