DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Tecnologia & Inovação > Parcelcopter DHL: o drone que entrega medicamentos

 

Parcelcopter DHL: o drone que entrega medicamentos

Parcelcopter DHL: o drone que entrega medicamentos

A logística encontra-se em transformação e a adoção de tecnologia inovadora, como a utilização de drones para entregas, torna-se uma opção de serviço real.

A DHL é uma das primeiras empresas no mundo a integrar esta inovação.

Parcelcopter DHL

O desenvolvimento da tecnologia de entregas com drones, foi possível pelo desenvolvimento sistemático e os testes tecnológicos que se transformaram num grande projeto de pesquisa e inovação que inclusive recebeu o Prémio Alemão de Mobilidade em 2016.

2013

O primeiro voo inaugural aconteceu em dezembro de 2013, quando o Quadrocopter transportou um pequeno pacote a um quilómetro da margem leste do rio Reno para a sede corporativa da DHL na margem oeste. O Parcelcopter foi modificado e otimizado para conseguir superar condições desafiadoras em operações reais de entrega.

2014

No quarto trimestre de 2014, o primeiro desafio ocorreu quando o Parcelcopter 2.0 foi lançado num projeto piloto único, na ilha de Juist no mar do Norte.

Foi a primeira vez que medicamentos e outros produtos de necessidade urgente foram entregues em mar aberto, e a primeira vez na Europa que um voo de uma aeronave não tripulada foi operado fora do campo de visão do piloto numa missão.

2016

Na primavera de 2016 surge o Parcelcopter 3.0, capaz de transportar uma carga de até 2 quilograma e viajar a velocidades de cerca de 70 km/h.

A esta inovação junta-se a Parcel Skyport, um sistema de carga e descarga de pacotes totalmente automatizado, baseado na tecnologia Packstation da DHL e desenvolvido especificamente para este projeto de pesquisa.

Num teste de três meses, este drone de última geração foi integrado com sucesso na entrega de encomendas da DHL.

Preparado para dominar o grande público

Atualmente, o Parcelcopter e os Skyports são projetados para entregar pacotes em áreas de difícil acesso e entregas no mesmo dia em vilas e cidades.

O Parcelcopter 3.0 conseguiu realizar todas as melhorias técnicas e de processos, necessárias para um teste real numa área urbana.

A utilização de drones é importante para o futuro da logística e o Parcelcopter DHL tem um conceito impressionante, sendo desde já uma tecnologia colocada em prática.

 

Saiba mais com a DHL sobre o futuro dos serviços de entrega.

 

 

blank