DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Notícias do Grupo > Responsabilidade Social > Parceria na área da sustentabilidade com Ocean Alive

 

Parceria na área da sustentabilidade com Ocean Alive

dhl-pradaria

A DHL Express juntou-se à organização Ocean Alive, a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção dos oceanos, com o objetivo de preservar as pradarias marinhas e os seus ecossistemas.
Ocean Alive é um projeto que procura envolver as mulheres das comunidades costeiras no processo de proteção dos oceanos, promovendo a educação marinha e a transformação de comportamentos.

Mapa pradarias marinhas

Através do apoio a projetos como o Ocean Alive, a DHL Express compromete-se a ajudar a proteger os oceanos e a contribuir para a preservação dos recursos naturais do planeta. Sabemos que o transporte de mercadorias é uma atividade indispensável nos dias de hoje mas que, como tantas outras, gera impactos no meio ambiente e, é por isso, que nos preocupamos em procurar formas de minimizar e compensar estes impactos.

Conheça melhor a nova parceria da DHL Express:

A Ocean Alive é a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção dos oceanos. Esta missão é cumprida através da educação marinha e com o incentivo às mudanças comportamentais. O projeto está focado na área do estuário do Sado, onde as pradarias marinhas são um habitat de máxima importância para uma população residente de golfinhos e para os pescadores locais. A proteção das pradarias marinhas assenta no conceito das Guardiãs do Mar, mulheres da comunidade piscatória, e inclui um programa de educação marinha, campanhas de sensibilização, monitorização e avaliação do impacto do projeto. A UNESCO é o parceiro institucional, contribuindo para vários objetivos de desenvolvimento, incluindo a conservação e uso sustentável dos oceanos, igualdade de género, combate às mudanças climáticas e educação de qualidade para todos.
Sabia que Portugal tem 4 milhões de km² de oceano? Além do seu valor para todo o ambiente, a nossa Economia do Mar é responsável por mais de 180 mil empregos e 5,1% do PIB.
No que diz respeito à parceria que conta com a ajuda da DHL Express, esta vai focar-se em apoiar o mapeamento e proteção da Pradaria Campanário, presente no baixio da zona central do Estuário do Sado. Em 2021 1º ano de mapeamento da pradaria, esta tinha 5,58 ha. É constituída por plantas da espécie de erva marinha Zostera Noltei..

dhlexpress pradaria campanario

Mas afinal, o que são as pradarias marinhas?

Conhecidas como as florestas do fundo do mar, as pradarias marinhas são constituídas por ervas marinhas, que formam um sistema complexo de rizomas em zonas costeiras, lagoas, rias e estuários. São também ecossistemas cruciais na luta contra a crise climática e são um dos mais importantes sumidouros de carbono azul, que é o carbono armazenado nos oceanos e outros ecossistemas similares. As plantas aquáticas têm a capacidade de capturar grandes quantidades de carbono, com um valor médio de 830 Kg de carbono por hectare por ano, ou seja, cerca de 30 vezes superior à capacidade de sequestro de carbono das florestas terrestres. Além disso, as pradarias marinhas conseguem armazenar o carbono durante milhares de anos, o que as coloca como os sumidouros de carbono mais eficientes do planeta e por isso indispensáveis ao combate às alterações climáticas.
As ervas marinhas são plantas vasculares que, ao contrário das algas, têm nas raízes, caule e folhas, a capacidade de produzir flores, frutos e sementes, pertencendo assim ao grupo das angiospérmicas.
Geralmente estas plantas ocupam apenas águas pouco profundas. Dependendo das características de cada espécie, podem ocupar zonas interditais (que ficam imersas em marés baixas) e subtidais (sempre submersas). Como qualquer planta, apenas sobrevivem até profundidades com luz suficiente para realizar a fotossíntese, ocorrendo em águas cristalina, a profundidades máximas de 70 metros e a 10 metros de profundidade no estuário do Sado, zona de transição entre o rio e o mar onde a água é naturalmente mais turva.

Como contribuem as pradarias marinhas para a qualidade do meio ambiente?

As pradarias marinhas oferecem um conjunto de processos naturais que contribuem para o bem-estar do ser humano.
Mais de metade (55%) do carbono disponível na atmosfera é fixado por organismos que vivem no mar. Estes organismos podem ser bactérias, plâncton e por habitats como as pradarias marinhas, sapais ou os mangais e são os principais sumidouros de carbono azul do planeta. Embora estes três habitats ocupem menos de 1% do leito marinho estes contribuem para mais de metade (50 a 70%) de todo o armazenamento de carbono no oceano.
No entanto as pradarias marinhas estão em declínio devido à ação humana e são consideradas como habitats ameaçados. Atualmente perdem-se 1,5% destas ervas marinhas por ano, o que equivale a 2 campos de futebol por hora desde 1980. Algumas das causas desta situação passam pela utilização de técnicas de pesca destrutivas, dragagens de zonas estuarinas e lagunares, contaminação da água, construção de infraestruturas no litoral e eventos climáticos extremos relacionados com as mudanças climáticas. Felizmente é possível recuperar as pradarias marinhas com ações corretivas que mitiguem essas ameaças. É por esta razão que, a DHL Express está focada em participar neste tipo de iniciativas para contribuir para um futuro mais limpo e sustentável.

Saiba mais sobre os objetivos de sustentabilidade da DHL Express

A DHL Express é uma empresa que faz envios para os mais variados locais do mundo e pretendemos fazê-lo de forma sustentável. A nossa missão é alcançar zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050 e, para tal, estamos a realizar um investimento de cerca de sete mil milhões de euros para atingir essa meta.
Com este objetivo em mente, a DHL Express está a começar a adotar práticas mais ecológicas nos seus processos diários, com o objetivo de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa até 2030. Estes investimentos passam pela adoção de combustíveis alternativos para o transporte aéreo, a expansão da frota de veículos elétricos de emissões zero, a construção de infraestruturas de carbono zero e a oferta de produtos verdes, como o GoGreen, que permitem aos clientes compensar as emissões de carbono dos seus envios.

Sustentabilidade DHL Express Portugal

A DHL Express quer tornar a sua operação mais sustentável, pelo que é importante não olhar apenas para os seus processos internos, mas também para o meio envolvente. Por este motivo, existe um compromisso em ajudar os nossos clientes a reduzir a sua pegada ecológica e a promover práticas mais sustentáveis ao longo de toda a cadeia.
Por este motivo, esta parceria vai ao encontro do objetivo central da DHL Express para tornar a sua atividade mais sustentável. Ao investir em projetos locais, como o Ocean Alive, que pretende preservar as pradarias marinhas do estuário do Sado, consegue também contribuir para a retenção de carbono, regulação do clima e bem-estar humano. Estamos todos juntos pela melhoria do nosso planeta e por um futuro mais sustentável.
No contexto atual, a proteção das pradarias marinhas é uma importante parte do nosso compromisso com o meio ambiente e, por isso, a DHL Express está orgulhosa de se juntar a projetos como o Ocean Alive para proteger e preservar este importante ecossistema.

As ações de hoje serão o futuro de amanhã. Conte com a DHL Express!

.

blank