A Black Friday e a Cyber Monday são duas datas que marcam picos de vendas a nível mundial.
Em Portugal também se aplica, apesar do impacto menor da Cyber Monday. Estas datas são altamente lucrativas, no entanto é necessária uma preparação especial por parte das marcas.
Vamos dar-lhe algumas dicas para se preparar:
Planeie atempadamente
Com dito anteriormente a preparação é chave para o sucesso. Planeie com meses de distância para estabelecer a sua estratégia.
Conheça os seus limites
Antecipe os possíveis picos de vendas e trabalhe de forma a assegurar que consegue aguentar o aumento dos envios.
Otimize o seu site
Não há nada pior para um consumidor que um site lento. Procure acelerar o desempenho do seu site de forma a otimizar a experiência do consumidor.
Saiba o que tem em inventário
É importante saber, em tempo real, o que tem no seu inventário. Se o stock de algum produto acabar, mude de imediato a informação relativa ao mesmo no site para não frustar os seus clientes.
Tenha recursos suficientes
Quer seja para o serviço ao cliente, preencher encomendas ou enviá-las, será necessário ser ágil para os eventuais picos de vendas.
Tenha políticas de envio claras e competitivas
Esteja especialmente atento aos prazos e bem informado sobre as tarifas, taxas e outras responsabilidades.
Entregue à porta e a tempo
Independentemente do seu parceiro de entrega, garanta que cumpre o acordado em termos de tempo e local.
Esteja pronto para devoluções
As taxas de retorno no e-commerce rondam os 30% a nível mundial. Independentemente da qualidade do seu produto, é provável que vá ter de lidar com devoluções, por isso é importante ter uma boa estratégia de devolução pronta.
Alternativamente pode optar por contactar a DHL para o ajudar nesta altura movimentada, pois somos especialistas em ajudar pequenas empresas a lidar com os aumentos abruptos da procura.