DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Porque é que a conversação é o futuro do e-commerce?

 

Porque é que a conversação é o futuro do e-commerce?

Um casal a olhar para o computador portátil

Num mundo em que tudo se processa cada vez mais rápido, também o consumidor passou a querer ter uma experiência de compra cada vez melhor.

Para que este processo correspondesse às suas expectativas, de rapidez e conveniência, surgiu uma nova forma de comunicação: o c-commerce. O c-commerce define-se como a interação por mensagens (chats em websites, aplicações como o WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram ou Twitter) ou por voz através de dispositivos de voz inteligentes como a Alexa, da Amazon ou o Google Home.

Fique a conhecer as suas vantagens:

Maior humanização

A conversação tem demonstrado ser um método extremamente eficaz que aumenta o número de vendas. Ao enviar uma mensagem conversa-se com a marca como se conversa com um amigo ou um familiar, tornando a relação mais próxima e humanizada. Este método permite também uma resposta personalizada e agiliza o apoio ao cliente. O consumidor pode enviar uma mensagem para fazer uma pergunta sobre um produto, efetuar uma compra ou até dar o seu testemunho de compra. A marca também pode estabelecer uma relação mais próxima ao enviar uma mensagem com uma promoção, informar que a encomenda foi enviada ou agradecer a compra. Assim aumenta a confiança por parte do cliente e a sua predisposição para comprar.

Maior rapidez e conveniência

Para o cliente é mais fácil e rápido enviar uma mensagem do que utilizar vias que já estão datadas e onde a comunicação é normalmente mais lenta. Enviar um email implica esperar pela resposta e ligar para um número, com uma série de passos, demora muito tempo. Uma mensagem reduz muito o número de passos sendo mais rápido e eficiente.

Para todas as gerações

Este é um processo intuitivo e que as novas gerações utilizam cada vez mais. O número de utilizadores deste tipo de comunicação tem aumentado especialmente entre as gerações mais novas que utilizam as mensagens como principal meio de comunicação. Para as gerações mais velhas também é bastante útil pois é fácil para estes consumidores fazerem a sua questão numa janela de chat apresentada no seu site e-commerce e verem a sua questão facilmente esclarecida.

Adapte-se às novas tendências do e-commerce e saiba também como utilizar o Youtube no seu negócio.

blank