DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Gestão de Negócios > Prepare o Seu Negócio E-commerce Para a Black Friday

 

Prepare o Seu Negócio E-commerce Para a Black Friday

duas embalagens pretas da black friday

Falta pouco tempo para o maior dia do ano para a maioria das empresas de vendas online – a Black Friday. O boom de vendas deste ano será a 26 de novembro. Se ainda não está totalmente preparado, não entre em pânico. Temos algumas dicas que podem ajudar nos últimos preparativos se preparar para a Black Friday e lucrar com isso!

A Black Friday de 2020 foi um grande sucesso. No meio da pandemia e do encerramento de lojas, os clientes gastaram US $ 9 bilhões online, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, tornando-o o maior dia para vendas de e-commerce até aquele momento, a nível individual. (1) Quanto à Black Friday de 2021, estimam-se vendas ainda superiores. (2)

No entanto, há más notícias: a taxa total de abandono do carrinho de compras entre os compradores da Black Friday no ano passado foi de 76,63%. (3) Os clientes insatisfeitos com parte de sua experiência de compra – seja uma página de checkout de carregamento lento ou um custo de entrega inesperado – não hesitam em abandonar as suas compras por completo. Se pretende lucrar com todas as oportunidades de vendas nesta Black Friday – e ficar à frente dos concorrentes – irá necessitar de aprimorar a experiência com o seu jogo de e-commerce. Leia as nossas principais dicas.

marca a preparar envios da black friday

Prepare-se para interrupções na cadeia de abastecimento

É pena começarmos com uma nota negativa, mas a realidade é que é um momento complicado para as cadeias de abastecimento globais. A Covid-19 e a escassez mundial de contentores de transporte e motoristas de pesados estão a causar atraso nas entregas às empresas. À medida que nos aproximamos do pico da época de compras, essas pressões só irão aumentar, por isso é essencial estar preparado para interrupções e planear adequadamente.

Deve planear cuidadosamente quais são os produtos a promover na Black Friday. É uma grande oportunidade para fazer rotação do stock antigo, que está a ocupar espaço no armazém, em vez de depender de cadeias de supply chain para trazer novo stock. Controle constantemente o seu stock – se algum produto esgotar, pode rapidamente substituir e vender outros produtos.

Portátil a mostrar um sofá amarelo

Otimize seu site de vendas online

Antes da correria, é hora de fazer uma verificação rápida da “integridade” da sua plataforma online, para garantir que este está preparado para responder às expectativas dos clientes. Este tem a capacidade de gerir um pico de tráfego sem diminuir a velocidade de carregamento da página? É user friendly com navegação intuitiva e uma barra de pesquisa poderosa para ajudar os clientes a encontrar o que procuram? As páginas dos produtos são claramente potenciadas com muitas fotografias e informação dos produtos? Há muito a ser considerado.

Prepare-se para a Black Friday, espalhando a palavra

Vai fazer uma flash sale na Black Friday? Excelente! Agora só precisa garantir que todos os seus clientes sabem. Divulgue nas redes sociais, SMS e e-mail. E uma dica importante – as campanhas de e-mail com mensagens de “$ off” têm a maior taxa de conversão de 14,8%(4), então certifique-se de “gritar” sobre os descontos que está a oferecer, incluindo na subject line.

rascunho no bloco de notas

Certifique-se que o encontram!

A competição será dura, por isso vale a pena considerar a venda num marketplace para ajudar a que os seus produtos sejam encontrados pelos clientes – especialmente quando se considera que nos EUA, hoje em dia, fazem-se mais pesquisas de produtos na Amazon (5) do que no Google. Muitos dos principais marketplaces realizam os seus próprios eventos na Black Friday, para gerar buzz, maximizando a oportunidade de se conectarem com milhões de compradores em todo o mundo.

telemóvel a mostrar gift da black friday

Recompense os seus clientes fidelizados …

Prepare uma campanha de marketing por e-mail, para enviar códigos de desconto especiais da Black Friday, a clientes que já compraram anteriormente. Use um texto envolvente para agradecer o apoio e fidelização ao seu negócio – os clientes apreciam “toques pessoais” e sentem-se valorizados, o que reforça a relação com eles.

… e faça com que os novos voltem novamente.

As suas ofertas na Black Friday podem atrair novos clientes à sua loja online, portanto, aproveite a oportunidade para construir uma relação com eles que os levará a comprar novamente. Acrescente incentivos que os motive a se registar na sua base de dados, para que possa no futuro ficar em contacto com eles e direcioná-los para novos lançamentos de produtos e campanhas.

Lembre-se do mobile

Na Black Friday de 2020, 7 em cada 10 compras online ocorreram em dispositivos móveis(7), por isso verifique se o seu site de e-commerce está otimizado para o ecrã dos telemóveis. Se também tem uma app móvel para a sua empresa, verifique e melhore a sua funcionalidade e recursos.

envelope cor de rossa

Torne a Black Friday pessoal

De acordo com um estudo da Deloitte, 46% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas devido à sensação única que obtêm (8). Se quiser atrair esses clientes a comprar na sua loja online, terá que tornar a experiência pessoal.

A análise de dados pode ajudá-lo a reunir listas de produtos e recomendações para clientes, com base nos seus hábitos de compra anteriores. Escolha com cuidado a embalagem para enviar os seus produtos – ela precisa ter o fator “WOW” quando os clientes desembrulharem os seus presentes e, como toque final, inclua um cartão de agradecimento pela(s) sua(s) compra(s) – vai ganhar uns pontos extra se assinar à mão.

Os recursos do checkout são essenciais

Sabia que 91% dos clientes abandonarão um site se a entrega não for grátis ou rápida o suficiente? (9) Considere se pode absorver o custo da entrega grátis (talvez noutro ponto do negócio) – valerá a pena se trouxer vendas extras. No planeamento da Black Friday, lembre-se também de oferecer várias opções de pagamento que estejam adaptadas ao consumidor.

Entrega internacional – o momento perfeito para se expandir

Atualmente, dos 195 países do mundo, estima-se que cerca de 50-60% “celebram” a Black Friday de uma ou de outra forma (10). Então, é o momento ideal para pensar em entrega internacional, se ainda não a faz. A DHL Express pode ajudar a sua empresa a fazer vendas internacionais, tratando de todas as complicações à volta de regulamentações alfandegárias, taxas e impostos, para que os seus clientes recebam as suas compras sem demora.

Certifique-se de que a sua logística está a funcionar como um relógio

A logística é o motor do seu negócio, certifique-se de que está perfeitamente ajustada. Desde a recolha, embalagem e etiquetagem, até saber o preço de um envio para qualquer lugar do mundo – uma operação de logística bem oleada é o que garantirá que todos os pedidos sejam realizados no prazo e em perfeitas condições. Clientes dececionados não voltarão.

pessoa a preparar embalagem para a black friday

Esteja pronto para devoluções

As taxas de devolução de e-commerce rondam os 30% em todo o mundo (11), então é provável que a sua loja online também tenha algumas, independentemente do quão bom seja o seu produto. Tenha uma boa política de devoluções em vigor e espelhe-a claramente no seu site – 67% dos compradores verificam a política de devoluções de uma loja online antes de se comprometerem com uma compra (12).

 

Referências

1 – Ecommerce Guide, accessed October 2021

2 – The Black Friday 2021 Forecast, Channable, September 2021

3 – SaleCycle 2021, October 2021

4 – Data Axle, moosend, October 2021

5 – Econsultancy, July 2020

6 – Statista, published October 2021

7 – SaleCycle 2021, October 2021

8 – 2020 Deloitte pre-Thanksgiving pulse survey, Deloitte, November 2020

9 – Pitney Bowes Global eCommerce Study, ShipperHQ, February 2019

10 – Jungle Scout, November 2019

11 & 12 – Invespcro, 2020

 

blank