Qual é o futuro do e-commerce?

pessoa a usar realidade aumentada

O mundo do e-commerce está cada vez mais popular, com tendência para crescer à medida que se quebram barreiras nas compras online e que estas se tornam mais fáceis. E com esta evolução aparecem tecnologias que ajudam a quebrar estas barreiras, proporcionando um nível maior de conveniência para o consumidor. Conheça as tecnologias que deve manter no seu radar com o futuro do e-commerce:

Mobile

A utilização de dispositivos móveis tem aumentado de ano para ano e a tendência é para continuar a crescer, para todos os fins, incluindo comprar em lojas online.

Torna-se por isso indispensável otimizar o conteúdo do seu site para dispositivos móveis, de forma a porporcionar a melhor experiência ao consumidor.

Leia o artigo “M-commerce ou como o comércio eletrónico já não está só no computador”.

Apps e eWallets

Ter o seu negócio sempre disponível para dispositivos móveis é fundamental. Com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor em dispositivos móveis, equacione a pertinência de implementar uma aplicação móvel. Em especial, quando o objectivo é o e-commerce, uma App pode proporcionar uma experiência melhorada face ao seu site mobile.

As Apps mobile podem simplificar muito a realização das compras online, mantendo o utilizador autenticado, permitindo repetir compras passadas, procurar lojas físicas para uma eventual devolução ou para que o consumidor tenha sempre disponíveis os seus cupões de desconto.

Serviços de subscrição

Este tipo de serviço já não é novidade, sendo que Marcas como Netflix, Spotify ou Amazon Prime já o fazem há bastante tempo.

Os serviços de subscrição estão a tornar-se num modelo de referências para várias situações onde já se incluem também a moda, a alimentação, para além naturalmente do entretenimento. Este formato permite que o vendedor tenha uma fonte estável de receita e permite ao cliente receber ofertas personalizadas em linha com as suas preferências.

Costumização e personalização

A personalização dos produtos e serviços vai continuar a aumentar. Cada vez mais empresas estão dispostas ajustar a sua oferta às necessidades e preferências particulares de cada cliente. Produtos ou serviços com características à medida do cliente são cada vez mais a norma.

O e-commerce podia ser muito melhor. Saiba como.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Um dos maiores constrangimentos nas compras online é a impossibilidade de interagir fisicamente com os produtos. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada vêm diminuir este obstáculo através da possibilidade de experimentar ou visualizar produtos de forma cada vez mais realista através de um computador ou smartphone.

A entrega last mile automatizada

A entrega last mile é a fase do processo logístico onde existe maior probabilidade de falha – Saiba como contrariar este fenómeno com as estratégias logísticas de sucesso para entregas last mile da DHL. Com a automatização deste processo o custo de operações e os prazos de entrega diminuem. A DHL prevê que a utilização de drones, pontos de recolha aéreos, automóveis sem condutor e robôs sejam o futuro da última etapa na entrega das encomendas aos consumidores.

O futuro é promissor para o seu negócio de e-commerce com estas ferramentas.

Para saber mais sobre tópicos semelhantes a este visite o nosso blog.

blank