Dentro dos serviços de entregas, as entregas last mile são a área com maior inovação.
Conheça as últimas tendências naquilo que é a recta final dos serviços de entregas:
Robots
Especialistas dizem que o futuro passa pelos serviços de entregas automatizadas realizadas por carrinhas sem condutores. Mas estas têm uma desvantagem: não conseguem chegar a algumas áreas urbanas. A solução serão então robots pequenos que conseguirão realizar entregas last mile porta-a-porta passando por multidões de forma rápida e eficiente. São como pequenos cacifos com capacidade de navegação inteligente que andam sozinhos e já estão a ser testados em cidades como Hamburgo, Londres e Washington, DC. Daqui a alguns anos o seu almoço poderá chegar à sua porta sem um estafeta.
Drones
Um drone a entregar uma encomenda já não faz parte apenas do futuro. Esta tecnologia já existe e poderá ser utilizada em todo o lado. Esta é a sua maior vantagem: pode chegar a áreas que outros meios de transporte não conseguem como áreas rurais em que não existem entregas rápidas. A loja chinesa JD.com lançou uma fase de teste de cinco anos para entregas last mile feitas por drones conduzida pela plataforma de navegação inteligente Jetson desenvolvida pela Nvidea. Os drones conseguem superar os desafios geográficos de alguns endereços e já foram testados para entregas médicas na ilha Juist no Mar do Norte e entregas automatizadas nos Alpes. As distâncias ou terrenos difíceis não vão ser mais impedimentos para entregas rápidas.
Inteligência Artificial
As empresas de entregas estão sempre à procura de novas formas de operar e inovar para aumentar eficiência. O avanço da inteligência artificial permitirá que sistemas inteligentes utilizem as informações das cadeias de distribuição e coordenem todos os aspetos do processo de entrega. O seu potencial não tem limites: a utilização de cadeias de distribuição automatizadas com dados orientados pode trazer níveis de otimização nunca antes vistos. Seja a levar encomendas para centros de distribuição, fazer inventários ou otimizar rotas de entrega para camiões de entrega automatizados, para robots ou para drones, a inteligência artificial é o futuro dos serviços de entregas.