Com a chegada das celebrações dos 50 anos da DHL, Ken Allen utiliza o momento para publicar o livro “Radical Simplicity”, que conta a história única do seu caminho até ao topo da indústria logística. Tanto um livro de memórias como um guia de negócios, “Radical Simplicity” sumariza as estratégias e competências que Ken Allen desenvolveu ao longo da sua carreira. Numa entrevista fala sobre a importância da simplicidade nos negócios, os desafios do início das empresas e dos momentos de que mais se orgulha.
O que o inspirou a escrever “Radical Simplicity”?
Saí do cargo de CEO da DHL Express após 10 anos em funções, no momento em que a empresa estava à beira do seu 50º aniversário. Pareceu-me a altura indicada para juntar neste livro tudo o que consegui conquistar.
Sem revelar muito sobre o livro, quais foram os maiores desafios enquanto desempenhava o papel de CEO da DHL Express?
Todos falam de simplicidade, mas em qualquer negócio há sempre forças que complicam as coisas. Uma boa estratégia tem de ser entendida tanto por membros do quadro administrativo como por colaboradores na linha da frente. Todos precisam de saber qual é o seu papel, o que é esperado que façam e como se adaptarem. Colaboradores em sintonia leva algum tempo, daí ser importante manter a estratégia simples e consistente. Na DHL Express nós cantamos a estratégia, literalmente.
Qual é a principal mensagem que pretende passar através deste livro?
Simplicidade! É compreensível que as grandes empresas sejam afetadas pela burocracia. Mas, acredito que se se for bastante claro no que representa, tudo vai ao seu lugar. O mais importante é ter um cliente satisfeito e se isso está claro, os seus colaboradores irão perceber melhor o processo para lá chegar.
O que vem a seguir a “Radical Simplicity”? Que tal um álbum com os seus 10 maiores êxitos?
Não sei. Mas sei que o melhor ainda está para vir. O Grupo DPDHL está numa posição fantástica. Estamos unidos a ligar pessoas e a melhorar as suas vidas enquanto vivemos com respeito e resultados. Os últimos anos foram uma grande mudança e finalmente estamos todos a falar na mesma língua. O futuro parece sorrir-nos!