DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Gestão de Negócios > Como Reduzir O Desperdício Ao Longo Da Cadeia De Fornecimento

 

Como Reduzir O Desperdício Ao Longo Da Cadeia De Fornecimento

como reduzir desperdício da cadeia de fornecimento

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que repensar as suas operações e agora estão a aproveitar a oportunidade de se transformar em organizações mais resilientes e eficientes. Mais do que nunca, estão cientes do papel que a sustentabilidade desempenha e da importância de reduzir o desperdício em toda a sua rede logística.

Posto isto, quais são as principais áreas em que se deve concentrar para reduzir o desperdício na sua cadeia de fornecimento?

  • Materiais

As pessoas procuram, cada vez mais, soluções amigas do ambiente quando fazem compras online – desde prestar atenção aos materiais usados no fabrico dos produtos até à pegada de carbono da entrega e dos materiais de embalagem. Por isso, certifique-se que comunica as suas práticas de sustentabilidade nos seus canais de comunicação, em especial antes e durante o processo de compra.

  • Inventário

Felizmente, já existem muitas tecnologias de gestão de stocks desenvolvidas especificamente para empresas de comércio eletrónico. O SkuVault, por exemplo, é um sistema de gestão de stocks e armazenamento amigável e baseado na web criado para e-commerce. Integra com os principais marketplaces tais como a Amazon, eBay ou o Shopify.

  • Transporte

O transporte é responsável por aproximadamente 23% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas com a energia. A DHL, para além de ter um quinto da frota de entrega global com zero emissões, investiu na Greenplan, uma start-up que usa um algoritmo exclusivo para otimizar o planeamento de rotas durante a movimentação de mercadorias.

  • Entrega

Otimizar o processo de entrega é uma coisa, concluir a entrega é outra – e é onde os custos podem disparar. A falha na entrega de um produto significa que o mensageiro terá que tentar entregar noutra ocasião – uma ação que gera duplicação de recursos e por isso se torna muito dispendioso.

blank