DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Marketing > Sabe o que é o User Generated Content?

 

Sabe o que é o User Generated Content?

Sabe o que é o User Generated Content?

O User Generated Content ou UGC é aquele tipo de conteúdo que é gerado pelo próprio utilizador como aquele que habitualmente predomina nas redes sociais. As redes atuam apenas como plataforma para que os utilizadores possam aí publicar os conteúdos por si criados.

Quando um utilizador se dispõe e dedica a criar algo para a nossa marca essa é uma oportunidade para promover uma relação. Se um utilizador participa num passatempo com uma fotografia ou uma frase ou até se escreve um review/comentário de um produto, isso é conteúdo gerado pelo utilizador.

Este é por definição um conteúdo muito autêntico e que as marcas devem capitalizar por terem uma credibilidade superior face ao conteúdo criado pela própria marca.

Porquê então aproveitar o User Generated Content?

  • Credibilidade: as pessoas, no processo de tomada de decisão, baseiam-se na experiência de outros consumidores. Imagine que vê um produto cheio de comentários negativos, vai comprá-lo?
  • Baixo investimento: é um tipo de conteúdo que ao ser criado pelo utilizador tem um custo reduzido para a marca, mesmo que esta o possa incentivar.
  • Fonte de ideias: os comentários dos seus utilizadores podem ser mais um material para a criação de conteúdo da sua marca. Utilize-os como prova da sua qualidade.
  • Ajuda na definição da persona: sendo a persona uma definição fictícia do seu cliente ideal, porque não utilizar a interação do seu consumidor para aprimorar o conhecimento que tem sobre o seu público-alvo?
  • Identificação com a empresa: para que os utilizadores se identifiquem com a sua marca, destine um espaço aos conteúdos gerados pelos mesmos e crie uma comunidade.

Como aproveitar o conteúdo gerado pelo consumidor no seu negócio?

  • Avaliações e testemunhos: integre-os no seu site e nas suas redes sociais.
  • Perguntas e respostas: faça questões acerca do seu produto/serviço e interaja com o seu público.
  • Hastags: incentive a produção de conteúdo ao criar campanhas utilizando #hashtags nas redes sociais.

O user generated content pode mostrar às pessoas a capacidade de um determinado produto/serviço e por isso funcionam como um elemento de credibilidade que permite alavancar o processo de compra.

 

 

 

blank