Um marketplace B2B é um tipo de plataforma de comércio eletrónico que reúne vendedores e compradores B2B e permite que todos façam negócios online em apenas um lugar. Os vendedores são marcas, fabricantes, fornecedores e os clientes são outras empresas, ao contrário do e-commerce tradicional entre empresa e consumidores finais (B2C).
O significado de B2B
A abreviatura “B2B” significa “business to business”. É geralmente representada por empresas que fornecem produtos para outras empresas em vez de consumidores individuais. Na verdade a maior parte das empresas fazem compras também a outras empresas, seja de mercadorias ou produtos e isto tenderá a ter lugar cada vez mas nos chamados marketplaces digitais.
Benefícios para os fornecedores em fazer parte de um marketplace B2B
Atualmente, de acordo com a Alibaba, 75% das compras das empresas já são feitas online. Para um fornecedor, fazer parte de um mercado B2B representa um enorme potencial para levar as suas vendas e negócios a um próximo nível.
Como ser bem-sucedido num marketplace B2B?
É importante construir confiança e mostrar credibilidade. Lembre-se que aqui não há um vendedor a visitar o cliente mas tudo é realizado online com base na informação disponível dentro do marketplace B2B.
Assim é importante que:
- Complete o perfil da sua empresa de forma detalhada e com informação real
- Ateste a sua identidade de forma confiável através de documentos oficiais
- Forneça elementos adicionais que possam atestar a credibilidade e reputação da sua empresa como sejam prémios, certificações ou outros
- Tenha presenta que está a comunicar produtos num marketplace junto a uma imensidão de outros vendedores. Tenha por isso atenção à forma como apresenta a sua oferta
- Seja flexível e se adapte às necessidades dos seus clientes. Não obstante estar num marketplace é normal que possa receber pedidos especiais.
- Responda rapidamente a todas as questões colocadas. Com isso passa uma imagem de profissionalismo e torna os negócios mais rápidos.
Um marketplace B2B é muito mais do que uma loja virtual. É uma plataforma complexa que requer atenção constante para tirar o melhor partido para o seu negócio.