Conversar com um motor de pesquisa está a tornar-se cada vez mais uma realidade através dos vários assistentes virtuais que cada vez mais estão ao nosso dispor nos computadores, smartphones e noutros dispositivos.
Estar atento às tendências do mercado e à forma como os mecanismos de pesquisa evoluem é um fator importante para a competitividade e presença da sua empresa no plano digital. Com o crescimento das pesquisas por voz, a DHL foi investigar os desenvolvimentos deste setor.
Embora o foco neste caso seja um pouco diferente, o cuidado aplicado nos conteúdos do seu site, de um modo geral, terá sempre retorno positivo de ao nível do search marketing.
A DHL reuniu para si alguns dos aspetos mais importantes para definir uma estratégia SEO focada na pesquisa por voz:
Google Zero
O surgimento dos snippets trouxe uma nova dinâmica na maneira como os marketeers abordam o SEO, e neste caso particular, a pesquisa por voz.
Otimizar o seu conteúdo para os snippets faz com que os motores de pesquisa selecionem o seu website em prol de outros quando os utilizadores usam a pesquisa por voz. A isto chama-se posição zero no Google e esta é na maior parte dos casos a única posição relevante numa pesquisa por voz, porque o assistente nos “lê” apenas o primeiro resultado.
Semântica vs Palavras-Chave
Os elementos da pesquisa por voz são diferentes dos da pesquisa convencional. Aqui as palavras-chave não são o tema de análise principal, mas sim a semântica das frases e a familiarização com o discurso dos utilizadores, ou seja, aquilo a que se chama linguagem natural. Por isso, surge um novo desafio: correlacionar ambos os conceitos na produção de conteúdo.
O foco de uma estratégia SEO para pesquisa por voz deverá ser em torno de questões:
O quê?
Exemplo: o que é a DHL Express?
Quando?
Exemplo: quando é que abre a loja da no Areeiro?
Onde?
Exemplo: onde posso comprar caixas de cartão para fazer um envio internacional?
Como se percebe, mais do que palavras-chave, interessa o contexto de pergunta em linguagem natural, tal como será feita a solicitação ao assistente de voz.