DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Saiba como otimizar o seu site para a pesquisa por voz

 

Saiba como otimizar o seu site para a pesquisa por voz

jovem rapariga sorridente a usar a pesquisa de voz do seu telemóvel

Conversar com um motor de pesquisa está a tornar-se cada vez mais uma realidade através dos vários assistentes virtuais que cada vez mais estão ao nosso dispor nos computadores, smartphones e noutros dispositivos.

Estar atento às tendências do mercado e à forma como os mecanismos de pesquisa evoluem é um fator importante para a competitividade e presença da sua empresa no plano digital. Com o crescimento das pesquisas por voz, a DHL foi investigar os desenvolvimentos deste setor.

Embora o foco neste caso seja um pouco diferente, o cuidado aplicado nos conteúdos do seu site, de um modo geral, terá sempre retorno positivo de ao nível do search marketing.

A DHL reuniu para si alguns dos aspetos mais importantes para definir uma estratégia SEO focada na pesquisa por voz:

Google Zero

O surgimento dos snippets trouxe uma nova dinâmica na maneira como os marketeers abordam o SEO, e neste caso particular, a pesquisa por voz.

Otimizar o seu conteúdo para os snippets faz com que os motores de pesquisa selecionem o seu website em prol de outros quando os utilizadores usam a pesquisa por voz. A isto chama-se posição zero no Google e esta é na maior parte dos casos a única posição relevante numa pesquisa por voz, porque o assistente nos “lê” apenas o primeiro resultado.

Semântica vs Palavras-Chave

Os elementos da pesquisa por voz são diferentes dos da pesquisa convencional. Aqui as palavras-chave não são o tema de análise principal, mas sim a semântica das frases e a familiarização com o discurso dos utilizadores, ou seja, aquilo a que se chama linguagem natural. Por isso, surge um novo desafio: correlacionar ambos os conceitos na produção de conteúdo.

O foco de uma estratégia SEO para pesquisa por voz deverá ser em torno de questões:

O quê?

Exemplo: o que é a DHL Express?

Quando?

Exemplo: quando é que abre a loja da no Areeiro?

Onde?

Exemplo: onde posso comprar caixas de cartão para fazer um envio internacional?

Como se percebe, mais do que palavras-chave, interessa o contexto de pergunta em linguagem natural, tal como será feita a solicitação ao assistente de voz.

Leia sobre 10 formas de melhorar a perceção do consumidor.

blank