DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Negócios > E-commerce > Saiba tudo sobre o serviço ODD – On Demand Delivery da DHL Express

 

Saiba tudo sobre o serviço ODD – On Demand Delivery da DHL Express

serviço

A DHL Express oferece um serviço de gestão de envios inovador e gratuito, o On Demand Delivery (ODD). Este serviço destina-se a clientes particulares, é fácil de utilizar e está totalmente otimizado para dispositivos móveis. Fique a conhecer todas as características e saiba como tirar o melhor partido do ODD.

entrega

O que é o ODD – On Demand Delivery?

Resumidamente, é uma plataforma online que permite a um cliente gerir as suas entregas DHL Express com opções de entrega à medida do cliente e notificações em tempo real.

Este é um serviço inovador, que foi concebido para melhorar a experiência do destinatário de uma encomenda entregue pela DHL Express. Além da conveniência para o cliente, esta é também uma forma de reduzir as emissões de carbono associadas por serem minimizadas as tentativas de entrega de uma mesma encomenda. É um serviço global e está neste momento disponível em mais de 160 países.

Entrega à medida do cliente 

O ODD – On Demand Delivery oferece um sistema de notificações imediatas. Assim, mantém os destinatários informados sobre o estado de envio de cada encomenda. Além disto, permite que os mesmos remarquem a data de entrega, redirecionem a encomenda para outra morada ou ainda que convenientemente as levantem numa loja da rede de Service Points da DHL. Os clientes conseguem ainda seguir a encomenda em tempo real, graças ao sistema avançado de tracking.

O website do serviço ODD – On Demand Delivery da DHL Express disponibiliza uma interface simples e fácil de utilizar. Os clientes têm 6 opções de entrega standard à sua escolha. O serviço é assim prestado conforme as necessidades e preferências do cliente. Do outro lado os expedidores decidem que opções de entrega colocam à disposição dos clientes. Se for um expedidor, tenha presente que quanto maior conveniência oferecer mais disponíveis os clientes estarão para fazer negócio consigo.

encomenda

O serviço de gestão de envios tem ainda uma outra funcionalidade: o Registo de Destinatário ou Receiver Registration. Este permite que quem vai receber a encomenda se registe no ODD – On Demand Delivery e defina as suas preferências de entrega, que serão automaticamente aplicadas às suas entregas futuras. Desta forma, deixa de ser necessário definir as suas preferências a cada nova encomenda. Esta funcionalidade divide-se em 4 simples passos:

  • Registo com o número de telemóvel e endereço de email
  • Verificação do registo com um código de acesso
  • Registo de nome e morada (opcional)
  • Confirmação do registo

Como funciona o ODD – On Demand Delivery?

Depois de registado na plataforma, o destinatário só tem de confirmar o seu email e telefone. Em seguida, receberá uma notificação por um destes canais. A partir daqui o cliente segue para o serviço ODD – On Demand Delivery através de um smart link e escolhe uma opção de entrega. Sempre que o sistema receber uma encomenda é enviada uma notificação ao cliente e ao estafeta com a sua preferência de entrega.

entrega

A DHL Express fará a entrega no local escolhido. Seja noutra morada, num vizinho ou até numa loja da rede de Service Points da DHL, entre outras opções. Garantimos assim que a entrega é sempre feita com excelência e segurança!

Vantagens do ODD – On Demand Delivery

Os clientes valorizam a escolha quando se trata das suas opções de entrega. Ainda mais, ao dar-lhes visibilidade das suas encomendas com notificações pró-ativas do estado do envio promove a confiança no seu negócio e recompensa a lealdade dos clientes.

O nosso serviço ODD – On Demand Delivery cumpre todos os requisitos de escolha e conveniência com segurança e fiabilidade. Este serviço conta assim com várias funcionalidades convenientes para os utilizadores do mesmo:

  • Alterar a data de entrega

O destinatário da encomenda seleciona uma nova data de entrega. A nova entrega pode ser agendada para até 7 dias após a data original.

  • Solicitar a entrega num local seguro

O cliente indica à DHL Express que a sua encomenda deverá ser deixada num local específico da sua morada, na data escolhida. Este pode mencionar que o estafeta deve deixar a encomenda à porta de casa ou nas traseiras da mesma, por exemplo, podendo ainda dar outras indicações que julgue necessárias, como “não deixar no exterior”.

Dentro desta opção, o cliente pode optar entre entrega com ou sem a sua assinatura. No primeiro caso, o destinatário da encomenda deverá imprimir um formulário do ODD – On Demand Delivery preenchido e assinado para o estafeta recolher. No segundo caso, este formulário e consequente assinatura não são necessários, pelo que o estafeta apenas tem de deixar a encomenda no local indicado pelo cliente.

  • Entrega em Service PointDHL

O cliente refere que deseja recolher a sua encomenda num Service Point DHL. Vai assim poder escolher um local no mapa, entre Centros de Serviço DHL e Service Points parceiros, como lojas ou quiosques.

entrega

  • Entrega a um vizinho, porteiro ou segurança

O destinatário indica um vizinho ou outra pessoa autorizada a receber a encomenda em seu nome. Deve então fornecer os dados da pessoa que vai receber a encomenda.

  • Colocar um endereço alternativo

O cliente pode indicar um local alternativo para a entrega da sua encomenda, numa data específica, como por exemplo um escritório ou a casa de um familiar. A única restrição desta opção é que o endereço alternativo tem que ser no mesmo país do endereço original.

  • Encomenda em espera quando o cliente se encontra ausente 

Esta é a opção ideal se o cliente se encontrar de férias e, portanto, indisponível para receber a encomenda na data original. Neste caso, o mesmo pode pedir uma nova data de entrega, que pode ser selecionada até 30 dias após a primeira data indicada.

Os consumidores cada vez mais valorizam a segurançaflexibilidade e conveniência para que receber uma encomenda não se torne num problema para as suas vidas ocupadas. 

Todo o funcionamento do ODD – On Demand Delivery foi pensado para maximizar o serviço prestado pela DHL Express ao cliente, para que receber uma encomenda seja algo simples, rápido e seguro

Com o ODD – On Demand Delivery o cliente decide como e quando quer receber a sua encomenda e está também sempre informado acerca da localização da mesma com o sistema de notificações em tempo real.

entrega

Para o remetente ou expedidor, os fatores acima mencionados, são também argumentos de venda para que os clientes estejam sempre disponíveis para fazer negócio consigo.

Algo que por vezes acontece são as disputas entre cliente e expedidor. O ODD – On Demand Delivery oferece uma ferramenta que elimina este problema. Ao entregar a encomenda, o estafeta tira uma fotografia de onde e como a deixou. Isto confere ao expedidor uma prova de entrega em conformidade. Desta forma, tanto o cliente como o remetente estarão mais protegidos para qualquer problema que possa surgir após a entrega da encomenda.

entrega

No caso de ser um expedidor e já usar ODD – On Demand Delivery, deve confirmar os seguintes pontos para que possa otimizar a utilização deste serviço

Ative todas as opções de entrega das encomendas para que o cliente possa escolher onde, como e quando quer receber. Divulgue no seu site que o serviço de entrega da DHL Express inclui as notificações do estado da encomenda e todas as funcionalidades já descritas. Para garantir o melhor funcionamento possível certifique-se que coloca um campo para o número de telemóvel obrigatório no check-out, para que o cliente possa receber todas as atualizações da sua encomenda. Por fim, explore todas as opções que o serviço ODD – On Demand Delivery oferece.

O serviço está pensado para dispositivos móveis, sendo que está ainda integrado na app da DHL Express, partilhando as mesmas credenciais de login, facilitando o processo para o cliente.

entrega

A utilização deste serviço no seu potencial máximo tem inequívocas vantagens para o seu negócio. Para além de minimizar os impactos negativos de entregas falhadas, o seu cliente vai sentir-se valorizado e seguro

Depois de garantir uma excelente experiência de compra para o cliente no seu website, este serviço é exatamente o que necessita para garantir que essa experiência diferenciadora se mantém até à entrega final dos seus produtos.

Para mais informações sobre o serviço ODD – On Demand Delivery, fale com o seu gestor de conta ou contacte um dos nossos especialistas. A DHL Express está ao seu dispor para potenciar o seu negócio ao máximo!