DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Notícias do Grupo > Frio Como Gelo: Como Uma Nova Solução de Embalagem Criou Um Novo Mercado

 

Frio Como Gelo: Como Uma Nova Solução de Embalagem Criou Um Novo Mercado

embalagem gelo seco
  • Novembro 2, 2021

Empreendedores de e-commerce que identificam oportunidades na cadeia logística podem ir de meros players a criadores de novos mercados. Foi o que fizeram Mike Ashe e Chris Buchanan – ambos engenheiros químicos – quando conseguiram resolver um problema de longa data na logística ao desenvolverem uma nova solução de embalagem que se transformou num novo mercado. Conheça a história da Chillstick e como a DHL faz parte dela.

O problema que precisa de solução: transportar gelo seco.

O gelo seco é a forma sólida de dióxido de carbono que congela num ponto muito mais baixo que a água (-61º a ~78ºC). É possível transportar gelo seco de A para B numa cadeia logística de frio. O desafio encontra-se quando a entrega se atrasa e se corre o risco de metade do produto evaporar antes de chegar ao destino. 

Quebrando o gelo: a nova solução logística

Por ser difícil de enviar, o gelo seco era vendido apenas em grandes blocos a granel, não estando disponível em tamanhos mais pequenos e em menor quantidade. Depois de perceberem que o problema estava nas embalagens, começaram a trabalhar de perto com a DHL para encontrar uma solução de embalagem que fosse viável e segura para transporte local e internacional, respeitando as diretrizes da empresa e dos transportes.

O primeiro envio da Chillistick foi uma embalagem de 5kgs com objetivo de I&D. Desde esse dia, a empresa fornecedora de gelo seco cresceu exponencialmente – e agora faz 15.000 entregas por ano, variando de remessas industriais de várias toneladas a pequenos pacotes com apenas 2,5kgs.

O sucesso inspirou Mike e Chris a voltarem ao laboratório e a concentrarem-se na inovação. Agora que podiam transportar com segurança pequenas quantidades de gelo seco, que novos produtos poderiam projetar? Não demorou muito para que começassem a produzir uma variedade de produtos patenteados.

Esculpindo um novo mercado: nasce o Chillistick

O regresso dos dois engenheiros ao laboratório resultou num novo produto: Chillstick. O Chillistick é um dispositivo que permite às pessoas usarem gelo seco em bebidas e cocktails, de forma segura. Quando é colocado na bebida, começa a borbulhar e cria uma névoa densa que paira sobre o líquido. Esta névoa é composta por gotículas de água. Este produto foi inicialmente criado para uma campanha de marketing em que a marca desejava um efeito de névoa. Depois do sucesso da campanha, a empresa voltou as suas atenções para outros produtos, aproveitando os efeitos do gelo seco.

Agora, desde copos e baldes de champanhe fumegantes a kits de experiências científicas para escolas, kits para festas caseiras, festas infantis e outras ocasiões, o Chillstick é um produto extremamente versátil. Veja também soluções ecológicas para todos os seus envios.

blank