Soluções last mile em 2020

Carrinha DHL em marcha na estrada

O aumento da população urbana está a tornar a entrega last mile mais complexa  e também mais crítica para o sucesso das empresas de transporte de encomendas, de acordo com pesquisas de mercado da Euromonitor.

Está previsto que 600 milhões de pessoas vivam em ambientes urbanos até 2030 e com as novas tecnologias a criar oportunidades de melhoria de serviços, as transportadoras internacionais e os seus parceiros de logística “last mile” estão a ser desafiados a adotar novas abordagens para sobreviver e competir num mercado em constante mudança.

Para o ajudar a DHL identificou quatro tendências chave para o e-commerce urbano:

Soluções flexíveis para entrega de encomendas

Os consumidores esperam cada vez mais poder escolher quando, onde e como as encomendas são entregues. O desenvolvimento de soluções flexíveis de entrega transformou a maneira como as transportadoras internacionais prestam serviços de “last mile”.

Maior desafio: solicitações de encomendas expresso para o próprio dia podem exceder a capacidade de entrega.

Logística sazonal

O e-commerce é cada vez mais relevante em efemérides globais, feriados regionais e feriados comerciais, gerando picos significativos na procura pelos serviços da DHL Express durante esses períodos.

Maior desafio: determinar a quantidade de recursos adicionais necessária para um período específico de pico de compras e entregas.

Redes de distribuição estrategicamente localizadas

As empresas de transporte de encomendas estão a tornar-se mais locais, mudando as cadeias de distribuição para uma estratégia regional, com o objetivo de encurtar a “last mile”.

Maior desafio: gestão da localização do stock.

Tecnologias em evolução

A localização, as soluções de entrega internacionais flexíveis e as soluções de logística sazonais são facilitadas por tecnologias inovadoras.

Os players da logística estão a adotar cada vez mais a Inteligência Artificial e o uso de big data para trabalhar em modelos mais flexíveis.

Maior desafio: identificar e direcionar investimentos para as tecnologias certas em cada momento.

Leia sobre a importância dos meios de pagamento em e-commerce.

blank