O aumento da população urbana está a tornar a entrega last mile mais complexa e também mais crítica para o sucesso das empresas de transporte de encomendas, de acordo com pesquisas de mercado da Euromonitor.
Está previsto que 600 milhões de pessoas vivam em ambientes urbanos até 2030 e com as novas tecnologias a criar oportunidades de melhoria de serviços, as transportadoras internacionais e os seus parceiros de logística “last mile” estão a ser desafiados a adotar novas abordagens para sobreviver e competir num mercado em constante mudança.
Para o ajudar a DHL identificou quatro tendências chave para o e-commerce urbano:
Soluções flexíveis para entrega de encomendas
Os consumidores esperam cada vez mais poder escolher quando, onde e como as encomendas são entregues. O desenvolvimento de soluções flexíveis de entrega transformou a maneira como as transportadoras internacionais prestam serviços de “last mile”.
Maior desafio: solicitações de encomendas expresso para o próprio dia podem exceder a capacidade de entrega.
Logística sazonal
O e-commerce é cada vez mais relevante em efemérides globais, feriados regionais e feriados comerciais, gerando picos significativos na procura pelos serviços da DHL Express durante esses períodos.
Maior desafio: determinar a quantidade de recursos adicionais necessária para um período específico de pico de compras e entregas.
Redes de distribuição estrategicamente localizadas
As empresas de transporte de encomendas estão a tornar-se mais locais, mudando as cadeias de distribuição para uma estratégia regional, com o objetivo de encurtar a “last mile”.
Maior desafio: gestão da localização do stock.
Tecnologias em evolução
A localização, as soluções de entrega internacionais flexíveis e as soluções de logística sazonais são facilitadas por tecnologias inovadoras.
Os players da logística estão a adotar cada vez mais a Inteligência Artificial e o uso de big data para trabalhar em modelos mais flexíveis.
Maior desafio: identificar e direcionar investimentos para as tecnologias certas em cada momento.
Leia sobre a importância dos meios de pagamento em e-commerce.