DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Marketing > Tendências na entrega e logística para 2021

 

Tendências na entrega e logística para 2021

DHL Express Portugal Tendências na entrega e logística para 2021

Com a pandemia registamos várias mudanças nos hábitos de compra dos consumidores e estas são mudanças que vieram para ficar. Assim, é importante olhar para o ano de 2021 e perceber quais as tendências de e-commerce que podem influenciar os padrões de vendas.

1. Mudanças nos sites de comércio eletrónico

Pela conveniência e facilidade nas compras online, a previsão é que os consumidores mantenham este hábito.

Muitos retalhistas que se converteram ao online beneficiam agora da possibilidade de alcançar novos clientes. Mesmo com a reabertura das lojas físicas, a importância das vendas online não vai diminuir, pelo contrário, serão cada vez mais complementares.

2. A aposta em gerações mais velhas

Atualmente, mais de metade das pessoas com idade superior a 65 anos, usam sites e aplicações. Cabe aos players logísticos colocar em prática mudanças na user interface e na user experience que facilitam a sua utilização por um público mais velho.

Nas vendas online importa verificar:

  • Se os produtos vendidos são adequados para pessoas mais velhas e, caso não sejam perceber como podem ser adaptados;
  • A acessibilidade e otimização do site

3. B2B mais flexível

Com o período pandémico, a necessidade de resiliência e adaptabilidade tornou-se ainda mais evidente. Na realidade, também por força das circunstâncias, as relações de negócio B2B são cada vez mais digitais até porque isso aumenta a sua rapidez e eficácia.

4. Sustentabilidade

A preferência dos consumidores por marcas sustentáveis e responsáveis aumenta, sendo importante tornar a cadeia de abastecimento mais sustentável, promover e anunciar as iniciativas de sustentabilidade como forma de atrair e reter clientes.

5. Tecnologia 5G

O 5G apresenta um conjunto de benefícios para o seu negócio online como sejam velocidades de transferência de dados muito mais elevadas e uma latência reduzida nas comunicações.

Em termos logísticos, o 5G, através da sua hiperconectividade, pode ajudar a criar trajetos mais inteligentes, melhor gestão de stocks e soluções dinâmicas muito mais flexíveis.

6. Tracking e entrega de encomendas

Consoante aumentam as vendas online, aumenta também a importância dada ao tracking das encomendas.

Otimizar e tornar mais conveniente a entrega e recolha de encomendas em locais seguros passam a ser aspetos mais valorizados. Assim, o serviço DHL Service Point é aconselhado.

 7.Aposta no serviço de devoluções

Sabemos que a Covid-19 teve efeito nas devoluções dos consumidores, e é importante que, mesmo quando é preciso devolver um produto (algo que normalmente resulta em alguma frustração) a experiência do consumidor seja positiva para que este perceba que não corre qualquer risco ao compras online.

8. A importância da higiene

A preocupação com a higienização das embalagens para entregas tem obviamente vindo a aumentar e por isso o desafio encontra-se na procura de soluções sustentáveis orientadas para a higienização e que otimizem o uso do espaço.

Saiba mais sobre como manter cliente em e-commerce.

 

blank