O e-commerce tornou-se no modelo dominante e de maior crescimento dos mercados atuais.
A sua rápida ascensão faz muitos empresários questionarem-se sobre os benefícios em relação a modelos mais tradicionais.
Para tal reunimos neste artigo as vantagens e desvantagens do e-commerce.
Vantagens do Ecommerce
Lojas virtuais
Devido ao caráter virtual do modelo já não é necessário possuir uma loja física para vender produtos e serviços. Assim o e-commerce possui caraterísticas com as quais as lojas físicas não conseguem competir, como a fácil expansão da base de consumidores, a disposição dos produtos não depender do espaço físico (o que permite providenciar uma oferta ampla), a inexistência de filas e a comodidade na compra.
Custos
Adicionalmente os custos de uma loja virtual são menores, pois os custos caraterísticos de lojas físicas, como renda, manutenção e colaboradores nas lojas, não são necessários. No entanto, também há custos com armazenagem dos produtos, embora seja menor que o custo da renda de uma loja de retalho. Adicionalmente, uma loja virtual providencia um serviço contínuo sem necessidade de colaboradores extra.
Logística
O modelo de e-commerce é extremamente conveniente para os consumidores que podem comprar em qualquer local e em qualquer momento. E podem inclusive fazer tracking dos seus pedidos em tempo real. Esta funcionalidade é altamente apreciada pelos consumidores digitais, sendo para muitos um fator de decisão de compra. A digitalização do seu negócio facilita a agregação de informação sobre os seus clientes e isso, consequentemente, permite uma melhor otimização de custos logísticos. Na DHL oferecemos soluções personalizadas para o seu negócio. Contacte-nos.
Desvantagens do E-commerce
Contacto Pessoal
O contacto humano continua a ser importante para muitos consumidores. Os produtos de luxo são um exemplo da preferência pelo toque pessoal. Alguns clientes preferem ser informados diretamente por um especialista. Outro caso recorrente é a compra de vestuário, devido à possibilidade de experimentar as peças na loja física. Uma política de devoluções favorável ao consumidor pode atenuar esta preocupação.
Segurança
A cibersegurança ainda é um dos fatores que mais leva os consumidores a optarem pelo retalho tradicional. Para minimizar esta desvantagem opte por disponibilizar meios de pagamento seguros e com os quais os consumidores estão familizariados como o Multibanco ou Mbway. Deve também adicionar certificados de segurança ao seu site e ter política de segurança e proteção de dados claras e que preservem os direitos dos consumidores.
Saiba ainda como tornar a sua loja online mais atraente para os seus consumidores.