PERGUNTAS FREQUENTES

Covid-19

Queremos mantê-lo sempre atualizado, por isso disponibilizamos toda a informação sobre a nossa resposta ao surto COVID-19, bem como os nossos tempos de trânsito atuais.

Contas DHL e Faturação

Se uma conta do Import Express (que comece com o prefixo 96 ou 95) estiver indicada numa carta de porte ou na documentação alfandegária de um envio, o envio será cobrado nessa conta.

Aconselhamos os nossos clientes a terem cuidado ao fornecer os dados da sua conta Import Express, porque estes podem ser usados com o seu conhecimento por outro remetente e será você quem será responsável pelos custos.

Para verificar se um envio foi efetivamente faturado para a sua conta do Import Express, verifique a sua carta de porte.

O novo serviço DHL Import Express Online facilita o controlo total das suas importações, onde quer que esteja pela Internet. O serviço permite que importadores e remetentes preparem e façam a gestão dos seus envios com rapidez e segurança.

Com o DHL Import Express Online, os titulares de contas do Import Express podem facilmente criar, visualizar e rever as informações do envio. O fornecedor pode seguir as instruções de envio, imprimir a documentação correspondente e gerar etiquetas e pedidos de picking online.

Para poder faturar um envio a uma conta de um remetente ou de terceiros, precisaremos da sua autorização por escrito. Sempre que quiser que o seu envio seja faturado a um remetente ou a terceiros, lembre-se de indicar na carta de porte e na documentação para a alfândega.

O montante total indicado na sua fatura consiste na cobrança da sua taxa normal, nos possíveis suplementos, e nos custos dos Serviços Opcionais (por exemplo, seguro), no caso de ter solicitado um deles no momento da sua reserva.

A soma dos subtotais nem sempre coincide com o total da fatura porque qualquer um dos subtotais se refere a dois ou mais envios com o mesmo destino.

Os suplementos para Combustível e Entrega em Área Remota são adicionados ao valor do envio automaticamente. Outros encargos, como aqueles relacionados com Entrega ao Sábado, envios de Mercadorias Perigosas, e Seguros, são faturados quando o Cliente solicita esses serviços.

Mais informações sobre sobretaxas disponíveis no site.

Todos os envios para áreas remotas fora da Portugal estão sujeitos a esta sobretaxa. Pode verificar aqui a lista de áreas às quais se aplica a sobretaxa para entrega em área remota.

A proteção para o envio é acionada quando o remetente a solicitar. Nesse momento, o serviço é assinalado na Carta de Porte juntamente com o valor da mercadoria.

O custo do Seguro para encomendas expresso é de 1% do valor declarado do envio com um custo mínimo de 10 €.

Para documentos a proteção é feita através do serviço Garantia Ampliada, com um custo de 4 €, que em caso de perda total ou parcial garante o pagamento de uma indemnização fixa.

Em caso de dano ou perda do envio, a responsabilidade da DHL é limitada pelos termos e condições estabelecidos no contrato.

A DHL incentiva-o a proteger-se contra eventuais perdas ou danos (limitado ao valor monetário real), embora em alguns casos certas restrições e limitações possam ser aplicadas, aconselhe-se junto dos nossos especialistas.

A sobretaxa de combustível depende do serviço que contrata. A taxa é atualizada mensalmente para ajustá-lo aos preços atuais do combustível. Poderá encontrar todos os detalhes aqui.

Nas nossas faturas poderá consultar a sobretaxa de combustível para o mês atual e a sobretaxa que será aplicada no mês seguinte.

Após a recolha, todos os envios são pesados novamente nas instalações locais da DHL. Usamos as nossas próprias balanças, calibradas e certificadas, para verificar o peso real, e um sistema de scanner suspenso para capturar as dimensões do envio.

É necessário conhecer as dimensões para calcular o peso volumétrico. O peso que aparece na sua fatura será o maior entre o peso real e o peso volumétrico do envio.

Veja como calcular o peso volumétrico em Conselhos para Envio.

Receber encomendas com o On Demand Delivery

perguntas-frequentes-odd-opções-disponíveis-data de entrega

No On Demand Delivery selecione a opção Altere a data de entrega, se disponível.

  1. Selecione uma nova data
    • Clique numa data disponível, no calendário. Pode selecionar uma nova data de entrega, até 7 dias de calendário após a data original.
    • A sua nova data de entrega aparecerá como Data de Entrega Revista.
    • As datas sombreadas a cinzento não estão disponíveis.
  2. Selecione um período de entrega (se disponível).
    • Selecione um período de entrega, se for apresentado. O seu novo período de entrega aparecerá ao lado da Data de Entrega Revista.
  3. Confirme as suas alterações
    • Clique em Confirmar.
    • Se desejar, pode imprimir uma confirmação. Se o expedidor do seu envio nos forneceu o seu e-mail, será enviada a confirmação por e-mail.
    • Na página de confirmação encontrará uma ligação para adicionar ou editar os seus dados de contacto, caso seja necessário efetuar algum contacto em relação ao seu envio.

perguntas frequentes odd opcoes disponiveis local seguro

No On Demand Delivery selecione a opção Deixar num local seguro, se disponível.

  1. Diga-nos onde deixar o seu envio
    • Selecione um local acessível para o nosso estafeta deixar o seu envio.
    • Se selecionar Outra, deve fornecer instruções específicas, na caixa abaixo, sobre o local onde devemos deixar o seu envio.
    • Se for necessário um código de portão ou porta para entrar na propriedade ou no edifício, por favor indique-o. Caso contrário, pode deixar o espaço em branco.
  2. Introduza o seu nome
    • Introduza o seu primeiro nome (ou primeira inicial) e apelido no campo Nome do destinatário.
  3. Confirme as suas alterações
    • Clique em Autorizar.
    • Se desejar, pode imprimir uma confirmação. Se o expedidor do seu envio nos forneceu o seu e-mail, será enviada a confirmação por e-mail.
    • Na página de confirmação encontrará uma ligação para adicionar ou editar os seus dados de contacto, caso seja necessário efetuar algum contacto em relação ao seu envio.

perguntas frequentes odd opcoes disponiveis deixar com vizinho

No On Demand Delivery selecione a opção Deixar com um vizinho, porteiro ou segurança, se disponível.

  1. Por favor selecione um vizinho, porteiro ou segurança
    • Pode escolher um vizinho que resida no mesmo edifício ou numa casa/lote imediatamente ao lado ou em frente ao seu.
    • Se optar por deixar o seu envio com um vizinho, indique com exatidão o nome e morada do mesmo.
    • Se for necessário um código de portão ou porta para entrar na propriedade ou no edifício, por favor indique-o no campo código de portão ou porta.
    • Indique outra informação relevante para o nosso estafeta, na caixa Instruções.
  2. Introduza o seu nome
    • Introduza o seu primeiro nome (ou primeira inicial) e apelido no campo Nome do destinatário.
  3. Confirme as suas alterações
    • Clique em Autorizar.
    • Se desejar, pode imprimir uma confirmação. Se o expedidor do seu envio nos forneceu o seu e-mail, também será enviada a confirmação por e-mail.
    • Na página de confirmação encontrará uma ligação para adicionar ou editar os seus dados de contacto, caso seja necessário efetuar algum contacto em relação ao seu envio.

perguntas frequentes odd opcoes disponiveis service point

Sim pode, para selecionar um Service Point perto de si, escolha a opção Recolha num Service Point no On Demand Delivery, se disponível.

  1. Selecione um Service Point
    • Selecione um Service Point na lista. Dependendo do seu país e localidade, a lista pode conter entre 1 a 20 Service Points.
    • Pode pesquisar Service Points adicionais, introduzindo um código postal ou cidade diferente, no campo Pesquisar e de seguida clicando em Confirmar.
  2. Confirme as suas alterações
    • Clique em Selecionar. Note que o botão Selecionar apenas ficará ativo depois de selecionar um Service Point.
    • Ser-lhe-á enviada uma mensagem assim que o envio estiver disponível para recolha. Por favor, recolha o seu envio no prazo de 7 dias após a chegada ao Service Point.
    • Se desejar, pode imprimir uma confirmação. Se o expedidor do seu envio nos forneceu o seu e-mail, será enviada a confirmação por e-mail.
    • Na página de confirmação encontrará uma ligação para adicionar ou editar os seus dados de contacto, caso seja necessário efetuar algum contacto em relação ao seu envio.

perguntas frequentes odd opcoes disponiveis morada alternativa

No On Demand Delivery selecione a opção Morada alternativa, se disponível.

Tome em consideração que a alteração de morada resulta em, pelo menos, mais um dia para a entrega.

  1. Altere a morada
    • Forneça os dados da nova morada. Os campos obrigatórios estão assinalados com um asterisco (*).
    • Clique em Confirmar morada. Isto ativará a secção de agendamento no fundo da página.
  2. Selecione uma data
    • Tome em consideração que a data original será acrescida de mais um dia útil, na Data de Entrega Revista.
    • Se preferir uma data de entrega diferente, selecione uma data disponível no calendário. Pode selecionar uma data até 7 dias de calendário após a data original.
    • A sua nova data de entrega aparecerá como Data de Entrega Revista.
    • As datas sombreadas a cinzento não estão disponíveis.
  3. Selecione um período de entrega (se disponível).
    • Selecione um período de entrega, se for apresentado. O seu novo período de entrega aparecerá ao lado da Data de Entrega Revista.
  4. Confirme as suas alterações
    • Clique em Confirmar data/hora.
    • Se desejar, pode imprimir uma confirmação. Se o expedidor do seu envio nos forneceu o seu e-mail, também será enviada a confirmação por e-mail.
    • Na página de confirmação encontrará uma ligação para adicionar ou editar os seus dados de contacto, caso seja necessário efetuar algum contacto em relação ao seu envio.

perguntas frequentes odd opcoes disponiveis ferias

Pode alterar a data de entrega até 30 dias de calendário após a data originalmente agendada. No On Demand Delivery selecione a opção De férias guardar, se disponível.

  1. Selecione uma nova data
    • Clique numa data disponível, no calendário. Pode selecionar uma nova data de entrega, até 30 dias de calendário após a data original.
    • A sua nova data de entrega aparecerá como Data de Entrega Revista.
    • As datas sombreadas a cinzento não estão disponíveis.
  2. Selecione um período de entrega (se disponível).
    • Selecione um período de entrega, se for apresentado. O seu novo período de entrega aparecerá ao lado da Data de Entrega Revista.
  3. Confirme as suas alterações
    • Clique em Confirmar.
    • Se desejar, pode imprimir uma confirmação. Se o expedidor do seu envio nos forneceu o seu e-mail, também será enviada a confirmação por e-mail.

Na página de confirmação encontrará uma ligação para adicionar ou editar os seus dados de contacto, caso seja necessário efetuar algum contacto em relação ao seu envio.

Consumíveis

Clientes com conta DHL – Pode pedir consumíveis através do portal OSO – Online Supplies Ordering. Caso não tenha registo, deve registar-se neste portal com o número de conta de cliente.

Cliente sem conta DHL – Deve solicitar os consumíveis junto do Serviço a Clientes no momento em que marca a recolha.

Se tem conta DHL pode encomendar etiquetas autocolante através do portal OSO – Online Supplies Ordering.

Phishing

Um ataque de phishing é um esquema e um esforço para roubar a sua informação pessoal.

Ataques de phishing vêm tipicamente sob a forma de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que parecem ter vindo de uma fonte legítima, tal como o seu banco ou de uma marca bastante conhecida, como a DHL ou a Microsoft.

Os e-mails de phishing irão normalmente dirigi-lo(a) para um website falso e/ou enganar o recetor do email para que este divulgue informações pessoais como senhas de contas, informações de cartões de crédito, etc.

Estes ataques são frequentemente concebidos para parecerem assuntos urgentes e inadiáveis, para que os recetores tomem medidas imediatas antes de verificarem a legitimidade da reivindicação feita.

Por exemplo, um e-mail de phishing pode alegar que o destinatário perderá a sua conta se não redefinir imediatamente a sua palavra-passe através de uma ligação fornecida ou que a sua encomenda não foi entregue porque ainda não fez um pagamento.

Tais reclamações são sempre indicativas de um esquema de phishing, uma vez que as empresas e organizações responsáveis nunca tomariam estas ações através de correio eletrónico.

Se receber um e-mail de phishing, isso não significa que a sua conta foi pirateada ou que um dos sistemas onde introduziu a sua de conta de e-mail  foi comprometida. Infelizmente, os endereços de correio eletrónico estão publicamente disponíveis em muitos sítios na Internet e o phisher pode facilmente enviar-lhe um correio eletrónico fraudulento e enganoso.

A educação e a sensibilização são as chaves para se proteger a si próprio e à sua informação privada.

perguntas-frequentes-phishing-email

Esteja sempre alerta para um ataque de phishing.

Passo 1: Identificar a mensagem como um esquema de phishing.

Os seguintes sinais podem ser motivos para desconfiar da mensagem que recebeu:

Pedidos urgentes. Os ataques de phishing tentam induzir o pânico no recetor da mensagem, e procuram levar a pessoa a agir antes de investigar a autenticidade do pedido. Má ortografia ou gramática. As mensagens de phishing são notórias por conterem palavras mal soletradas ou gramática deficiente.

perguntas frequentes phishing email urgencia

Informação incorreta do endereço de correio eletrónico. Certifique-se de que o endereço de correio eletrónico apresentado no campo De: corresponde ao endereço listado atrás de mailto:.

perguntas frequentes phishing email from

Linha de assinatura genérica. Uma mensagem de uma empresa é tipicamente assinada por um funcionário da empresa, cujo nome pode verificar, e ter informação de contacto credível.

perguntas frequentes phishing email assinatura

Pedidos inesperados relativos a informações pessoais. Seja extremamente cauteloso ao seguir ligações ou responder a perguntas de contactos que não iniciou.

Passo 2: Verifique as ligações(links), botões, e anexos antes de clicar.

As ligações podem direcioná-lo(a) para páginas web falsificadas ou descarregar ficheiros nocivos no seu sistema. Pode passar o cursor sobre o link antes de clicar nele para se certificar de que o endereço corresponde ao link que foi digitado.

Passe o cursor sobre o link ou botão antes de clicar para verificar o endereço para onde será encaminhado.

perguntas-frequentes-phishing-email-links

Pode sempre verificar a legitimidade de uma mensagem indo diretamente ao website da DHL ou contactando-nos por telefone, para o nº 21 112 7207.

Se o email que recebeu tiver um anexo, passe o cursor sobre um anexo para verificar se o título corresponde ao tipo de ficheiro.  Um documento que pareça ter um nome “something.pdf” pode na realidade ser um ficheiro “something.exe”.

Uma extensão .exe significa que o anexo é na realidade um programa de software extremamente perigoso que será executado para infetar o seu computador e levá-lo à perda de dados.

perguntas-frequentes-phishing-email-2

Passo 3: Relatar e apagar

Se suspeitar que o e-mail é uma mensagem de phishing, reencaminhe-o para phishing-dpdhl@dhl.com. Em seguida, apague a mensagem da sua caixa de entrada.

Para mais informações, visite Sensibilização para a Fraude | DHL | Portugal

Fale connosco

Contacte-nos para qualquer esclarecimento ou informação adicional sobre os produtos e serviços da DHL Express.

Procura informação sobre o BREXIT?

Tarifa Zero, IVA, EORI, Documentação, e mais. Consulte toda a informação sobre o Brexit que reunimos para si.

Sabe como desalfandegar a sua mercadoria?

Documentação necessária, Direitos e Imposições, Despesas, consulte o que precisa de saber para desalfandegar a sua mercadoria.

Ajuda e Suporte

Tem alguma dúvida sobre a DHL Express?
Estamos disponíveis para o esclarecer, fale connosco.